Curta nossa página

88 novos etilômetros

Detran-DF itensificará operações para coibir condutores alcoolizados

Publicado

Foto/Imagem:


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adquiriu 88 etilômetros. Os equipamentos reforçarão as ações de fiscalização de trânsito voltadas a coibir os condutores que insistem em dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.



O etilômetro é utilizado para a aferição da concentração de álcool no organismo do condutor. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o resultado igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerado crime, cuja pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH.

Com a aquisição dos novos equipamentos, o órgão passa a ter 136 etilômetros que serão utilizados nas operações da Lei Seca. De acordo com o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o objetivo é ter equipamentos mais modernos e ampliar as ações de fiscalização. De janeiro a junho deste ano, foram autuados 13.102 condutores alcoolizados, média de 72 por dia. Desse total, 874 foram presos por apresentarem índice alcoólico considerado crime.

Mais de 100 condutores alcoolizados no fim de semana

Em operações realizadas de sexta-feira (21/07) a domingo (23/07), o Detran e a Polícia Militar autuaram 102 condutores por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica, sendo que dois foram presos por apresentarem quantidade de álcool considerada crime. Durante as operações, foram flagrados ainda 19 motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias, nove inabilitados e dois com a CNH suspensa. Os agentes removeram 145 veículos ao depósito.

Penalidade

De acordo com o CTB, dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso ocorra a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

Atualizado em 24/07/2017 – 19:40.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana