Principal reservatório do DF
Descoberto chega a 100% da capacidade e transborda
Pela primeira vez em 2 anos e 8 meses, a Barragem do Descoberto, que abastece mais de 60% do Distrito Federal (DF), atingiu nesta quinta-feira (27) 100% da capacidade e transbordou. A última vez que isso ocorreu foi em 9 de abril de 2016, mesmo ano em que teve início a crise hídrica no Distrito Federal, que levou ao racionamento de água. As informações são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
Mesmo com o transbordamento, as comportas na barragem não são abertas. Segundo a Adasa, a água que verteu vai para o fluxo normal do rio Descoberto.
Em junho deste ano, o Distrito Federal completou 513 dias de racionamento, que foi suspenso. No entanto, a Adasa ainda recomenda a manutenção das práticas de consumo racional da água.
No ano passado, o Descoberto viveu seu pior ano desde o início da série histórica em 1987, segundo a Adasa. Em 7 de novembro, atingiu 5,3% do volume útil – o mais baixo já registrado.
Nos últimos dias, a chuva tem sido constante no Distrito Federal colaborando para que a Barragem do Descoberto registre índices melhores do que os registrados em 2017. Desde o dia 19, o volume de água no reservatório se mantém acima de 60%.
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens