Canabidiol
Deputado quer derrubar veto de Rollemberg a projeto de medicamento

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) defendeu na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (1) a derrubada do veto do governador Rodrigo Rollemberg ao projeto de lei nº 41/2015, de sua autoria, que prevê o fornecimento pela rede pública de saúde do canabidiol e de outros medicamentos para os pacientes com epilepsia. Familiares de pacientes com a doença ocupam as galerias do Plenário e aguardam a apreciação do veto, que já foi incluído na pauta de votação e pode acontecer ainda hoje.
Delmasso exibiu um vídeo que conta o drama de uma família pela legalização do medicamento. Segundo ele, graças à luta desta família a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reclassificou o medicamento que passou da categoria de uso proibido para uso controlado. O desafio agora é garantir que o remédio seja fornecido pela rede pública de saúde. Uma seringa do medicamento pode chegar a custar cerca de R$ 1 mil. O medicamento reduz drasticamente o número de crises dos pacientes.
De acordo com o distrital, o projeto vetado inclui ainda outros medicamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia na lista dos itens que devem ser fornecidos pela rede de saúde pública. O governador do Piauí, Wellington Dias, segundo Delmasso, gostou tanto do projeto que pretende implantá-lo em seu estado.
Apoio – Logo após o pronunciamento de Delmasso, vários distritais se manifestaram a favor da derrubada do veto. O deputado Roosevelt Vilela (PSB) afirmou que o projeto é responsável e adiantou que mesmo sendo do partido do governador vai votar pela derrubada do veto. O líder do PMDB, deputado Wellington Luiz, também garantiu que sua bancada votará contra o veto. Para ele, trata-se de uma questão de sensibilidade humana.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal