Curta nossa página

Crianças e adolescentes do Bombeiro Mirim ajudarão no combate ao Aedes aegypti

Publicado

Foto/Imagem:


Após capacitação, 1,5 mil crianças e adolescentes do Bombeiro Mirim saíram às ruas para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em cerimônia no quartel do Corpo de Bombeiros de Ceilândia, na manhã desta quinta-feira (17), 90 deles participaram do lançamento da ação, que passa a ocorrer simultaneamente com os alunos das 13 unidades do programa.

Presente na solenidade, o governador Rodrigo Rollemberg agradeceu a ajuda dos alunos, que têm de 7 a 14 anos, e pediu para que eles estejam atentos no combate. “Acredito muito nas nossas crianças, na capacidade de elas mobilizarem os pais, as mães, os vizinhos, os amigos, para que estejamos permanentemente vigilantes, reduzindo os locais de reprodução do mosquito. Ao destruí-lo, estaremos combatendo ao mesmo tempo a dengue, a chikungunya e o zika vírus”, disse.

As crianças e os adolescentes treinados saíram às ruas com material explicativo para distribuir à população. O folheto contém dados como os sintomas das doenças e ações que ajudam na prevenção, a exemplo de manter a caixa d’água fechada e acondicionar pneus em locais cobertos. Apesar de hoje ter sido o lançamento oficial da ação, ontem (16) meninos e meninas integrantes da unidade da Estrutural andaram pela região e conversaram com moradores.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, a ação lançada nesta manhã passa a fazer parte do programa. “Eles fazem atividades sociais, culturais, esportivas e, agora, também o trabalho de prevenção e combate a essas doenças”, explicou.

O Bombeiro Mirim acompanha o cronograma escolar, e a ideia é que as crianças e os adolescentes saiam às ruas nesse trabalho uma vez por mês. Depois desta quinta, eles retomam as atividades em fevereiro.

Participaram da cerimônia o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Costa; o comandante dos programas sociais da corporação, tenente-coronel Robson Lagares; a chefe da Vigilância Ambiental de Ceilândia, Ana Castro; o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias, da Secretaria de Saúde, Ailton Domicio.

Plano
Na última semana, foi divulgado o Plano de Ação para o Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. O documento reúne as diretrizes que o Executivo adotará para garantir o controle epidemiológico das doenças causadas pelo mosquito.

Uma série de atividades em Sobradinho II, iniciadas na segunda-feira (14), começou a pôr em prática o plano. Diariamente cem militares dos Bombeiros, cem do Exército Brasileiro e 50 da Marinha auxiliam cerca de 150 agentes da Secretaria de Saúde nas visitas às casas e na mobilização da comunidade. O objetivo é passar em todas as residências e nos terrenos, retirar lixo e entulho e orientar a população. As próximas regiões contempladas serão Planaltina e Gama. Nessa quarta-feira (16), 30 militares inspecionaram lugares públicos na área central de Brasília.

Dados da pasta de Saúde, atualizados em 10 de dezembro, apontam que, de janeiro a novembro de 2015, 9.406 casos de dengue foram confirmados na capital federal houve 11.567 ocorrências. A região de Planaltina é a que possui o maior número de confirmações: 2.176.

Samira Pádua, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense