Curta nossa página

Câmara Legislativa

CPI dos Transportes reconvoca depoentes e convoca secretário de Mobilidade

Publicado

Foto/Imagem:


Os deputados que integram a CPI dos Transportes, da Câmara Legislativa, aprovaram em reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (10) a reconvocação de três depoentes que prestaram depoimentos à comissão ano passado: o advogado Sacha Reck; o presidente da comissão de licitação que renovou a frota de ônibus do DF, Galeno Monte, e o ex-secretário de Transportes, José Walter. Os distritais aprovaram ainda a convocação do diretor da empresa Pioneira, José Gondim e também do atual secretário de Mobilidade do DF, Marcos Dantas. Já o ex-diretor do DFTrans Jair Tedeschi virá depor novamente na condição de convidado.



Ao explicar a necessidade de reconvocação dos depoentes, o presidente da CPI, deputado Renato Andrade (PR), ressaltou que surgiram “fatos novos” desde o depoimento deles. Citou como exemplos as operações de buscas e apreensões. “Precisamos esclarecer que não há perseguição a ninguém e atualizar as informações que serão apresentados no relatório final”, lembrou.

Andrade defendeu também a convocação do secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, justificando que ele tem sido “desrespeitoso” em relação aos trabalhos da CPI. “Ele não deu as explicações que pedimos em novembro e também não se manifestou sobre as recomendações que fizemos”, criticou. Ele condenou o secretário por ter feito pagamento antecipado de recursos a empresas antes mesmo da publicação oficial do reconhecimento de dívida. O distrital explicou que descartou convidar para depor o empresário Valmir Amaral: “Ele fala muito e não prova nada. Quando tiver provas concretas certamente o ouviremos”.

O relator da CPI, deputado Raimundo Ribeiro, que comunicou aos colegas seu desligamento voluntário do PSDB, enfatizou que o secretário já havia sido convidado a responder às questões encaminhadas à CPI, mas optou por não fazê-lo. Ele deve ser responsabilizado por suas ações, como o não-atendimento das recomendações técnicas que fizemos”, declarou.

Ao final da reunião, o presidente da CPI anunciou que as datas dos novos depoimentos ainda serão acertadas entre os membros da Comissão.

Atualizado em 10/03/2016 – 13:12.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana