Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Câmara Legislativa

CPI dos Transportes reconvoca depoentes e convoca secretário de Mobilidade

Os deputados que integram a CPI dos Transportes, da Câmara Legislativa, aprovaram em reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (10) a reconvocação de três depoentes que prestaram depoimentos à comissão ano passado: o advogado Sacha Reck; o presidente da comissão de licitação que renovou a frota de ônibus do DF, Galeno Monte, e o ex-secretário de Transportes, José Walter. Os distritais aprovaram ainda a convocação do diretor da empresa Pioneira, José Gondim e também do atual secretário de Mobilidade do DF, Marcos Dantas. Já o ex-diretor do DFTrans Jair Tedeschi virá depor novamente na condição de convidado.

Ao explicar a necessidade de reconvocação dos depoentes, o presidente da CPI, deputado Renato Andrade (PR), ressaltou que surgiram “fatos novos” desde o depoimento deles. Citou como exemplos as operações de buscas e apreensões. “Precisamos esclarecer que não há perseguição a ninguém e atualizar as informações que serão apresentados no relatório final”, lembrou.

Andrade defendeu também a convocação do secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, justificando que ele tem sido “desrespeitoso” em relação aos trabalhos da CPI. “Ele não deu as explicações que pedimos em novembro e também não se manifestou sobre as recomendações que fizemos”, criticou. Ele condenou o secretário por ter feito pagamento antecipado de recursos a empresas antes mesmo da publicação oficial do reconhecimento de dívida. O distrital explicou que descartou convidar para depor o empresário Valmir Amaral: “Ele fala muito e não prova nada. Quando tiver provas concretas certamente o ouviremos”.

O relator da CPI, deputado Raimundo Ribeiro, que comunicou aos colegas seu desligamento voluntário do PSDB, enfatizou que o secretário já havia sido convidado a responder às questões encaminhadas à CPI, mas optou por não fazê-lo. Ele deve ser responsabilizado por suas ações, como o não-atendimento das recomendações técnicas que fizemos”, declarou.

Ao final da reunião, o presidente da CPI anunciou que as datas dos novos depoimentos ainda serão acertadas entre os membros da Comissão.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.