1ª registrada no mundo
Covid: Anvisa aguarda documentos para análise de vacina russa
O diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra, falou sobre a reunião que a agência reguladora teve com representantes do governo do Paraná para discutir o andamento da vacina russa contra a Covid-19.
Barra disse que, segundo o grupo paranaense, em aproximadamente 20 dias, o estado já terá recebido todos os documentos necessários para submeter o protocolo de desenvolvimento vacinal à análise da Anvisa.
Ele afirmou também que o esforço, não só no Brasil, mas no mundo, é de encurtar o prazo do desenvolvimento de um imunizante contra o novo coronavírus sem, claro, perder a segurança.
Isso está sendo possível, disse ele, porque os mecanismos vacinais já estavam desenvolvidos, sofrendo os ajustes necessários em relação ao novo coronavírus.
“Eram processos que já estavam num estágio mais avançado. Com isso, encurta-se o tempo do período de desenvolvimento dessas vacinas”, disse. “Na questão do registro, é claro, vamos trabalhar para trazer uma resposta rápida”, continuou.
Na visão de Barra, é importante que a imprensa continue mostrando as etapas da produção das vacinas aos cidadãos brasileiros, para que fiquem tranquilos e confiantes em receber o imunizante quando ele estiver disponível.
Questionado sobre qual vacina em fase de teste no país está no estágio mais avançado, ele falou que é complicado dizer qual chegará na frente, mas diria que a produzida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford; a da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e a da Wyeth/Pfizer “já estão realizando testes clínicos no Brasil”.

-
Se liga, cidadão!
Escorpiões: atenção redobrada ajuda a evitar acidentes em casa
-
Créditos do programa
Nota Legal 2025: prazo para indicação de conta bancária para resgate vai até 04/07
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2874 pode pagar prêmio de 61 milhões nesta terça-feira (10)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Segunda, 09 de junho
Semana começa com 893 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Ação o ano inteiro
Esforços do GDF refletem na redução de mais de 95% dos casos de dengue
-
#VacinaDF
Jovens de 15 a 19 anos têm até este sábado (14) para se vacinar contra HPV
-
Mapa de Segurança Pública
Brasil teve redução de homicídios em 2024, aponta levantamento