Curta nossa página

Mobilidade urbana

Corredor Eixo Oeste ganhará novo trecho no primeiro semestre

Publicado

mobilidade DF
Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília


Até o mês de junho, o GDF vai ampliar o Corredor Eixo Oeste, melhorando o tráfego exclusivo de ônibus e BRTs nas vias do Distrito Federal. O trecho que faz parte do corredor e que abrange o Túnel de Taguatinga será entregue junto com a conclusão da primeira etapa da obra, prevista para junho de 2022, após a fase de drenagem.

O trecho da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), onde estão localizadas três faixas de rolamento para os veículos e uma faixa de concreto no canto esquerdo da via para atender os coletivos, está concluído. As paradas de ônibus ficam no canteiro central.

Quando finalizado, o Corredor Eixo Oeste terá o total de 38,7 quilômetros. O trecho da Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM) será iniciado na segunda etapa da construção do viaduto, a ser concluída em dezembro deste ano.

De acordo com a Secretaria de Obras, o Corredor Eixo Oeste prevê o alargamento de pistas e a construção de áreas exclusivas de transporte coletivo (ônibus e BRT) nas principais vias de ligação do Sol Nascente/Pôr do Sol com o Plano Piloto. O objetivo é reduzir o tempo de deslocamento até a região central.

“Vai dar conforto aos usuários do transporte coletivo porque os ônibus não vão mais pegar engarrafamento. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, temos a perspectiva de que o tempo de viagem será reduzido para até 45 minutos de quem sai do Sol Nascente/Pôr do Sol até o Eixo Monumental”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira.

O trecho do corredor que abrange a Hélio Prates integra a terceira etapa da obra na avenida, ainda sem previsão de início. A construção do trecho da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) ainda será contratada em obra a ser dividida em seis etapas.

Experiência

As faixas e os corredores exclusivos têm crescido de forma progressiva ao longo dos anos no DF. “Todas as faixas exclusivas são criadas para dar adequada velocidade de fluxo para os ônibus. Em Brasília, especificamente, temos uma necessidade de maior ampliação para dar mais atendimento ao transporte público”, analisa o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Pastor Willy Gonzales Taco.

De acordo com o professor, aumentar o número de faixas e corredores melhora a operação do transporte público para os usuários. Ele explica que as faixas são usadas nas áreas mais centrais, porque há compartilhamento de espaço dos coletivos com os demais veículos em determinados pontos, como os retornos. Enquanto os corredores têm espaço único para o transporte público. “O uso da faixa termina sendo mais favorável nas áreas centrais, enquanto o corredor costuma ser uma ligação da periferia ao centro. Justamente para estruturar o fluxo da cidade”, completa.

Faixas exclusivas

No DF, a política de mobilidade tem sido utilizada para melhorar o fluxo dos coletivos e, consequentemente, a vida dos passageiros. Desde 2019, novos corredores e faixas exclusivas fazem parte do trânsito.

“Recriamos a EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante), que havia sido cancelada. Temos aqui no Eixo Monumental. Tem um projeto já fazendo a interligação na Epia. Em um primeiro momento, do viaduto do Guará até a EPTG. A ideia é chegar até a Estação do Park Way, que vai ligar com o BRT para você fazer a interligação de uma faixa exclusiva até Santa Maria. A Secretaria de Obras já está fazendo o corredor na Samdu, no Túnel de Taguatinga, na faixa central ligando a EPTG, na Epig e no Setor Policial”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Camisiro Silveira.

Atualmente, a cidade conta com faixas exclusivas na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na EPTG, na W3 Sul, na W3 Norte, na ESPM e no Eixo Monumental. Além disso, há ainda o corredor exclusivo de BRT na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no sentido Gama e Santa Maria. Ao todo, já são quase 150 quilômetros de extensão.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense