Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Sol Nascente

Contêineres semienterrados reforçarão a coleta de resíduos em Ceilândia

Dez contêineres semienterrados começam a funcionar no Sol Nascente, em Ceilândia. Os equipamentos, chamados de papa-lixo, foram inaugurados nesta segunda-feira (19) e vão garantir o armazenamento e a coleta regular de resíduos na área.

Moradora da região há 11 anos, a aposentada Francisca Macedo, de 84 anos, comemorou a novidade. “Isso aqui era um aglomerado de entulho, que fazia subir um mau cheiro insuportável”, contou.

Presente na inauguração, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, enfatizou que os contêineres devem ajudar a eliminar a proliferação de vetores que causam doenças. “Muitos moradores reclamavam de ratos, baratas, escorpiões, moscas e, principalmente, do Aedes aegypti [transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus].”

O governo investiu R$ 303.900 na colocação dos papa-lixo no Sol Nascente. Os contêineres semienterrados com capacidade equivalente a uma caçamba permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de vetores na região.

Com os recipientes, será possível reduzir o número de viagens e o tempo médio para a coleta. “Os resíduos armazenados serão recolhidos diariamente”, disse a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Após a demonstração de como a estrutura funciona servidores do SLU e pessoas da comunidade que ajudaram na construção e no paisagismo do local onde está o papa-lixo receberam certificado de reconhecimento.

Associação de reciclagem inaugura equipamento para ajudar na coleta seletiva

Antes do lançamento do papa-lixo, o governador participou da inauguração da linha de lavagem e moagem de plástico da Associação Recicle a Vida, na QNM 28 de Ceilândia. A instituição atua em Samambaia. “Brasília está caminhando para se tornar um exemplo de trato ambiental e social”, destacou Rollemberg.

O chefe do Executivo ressaltou a abertura, nesta segunda-feira (19), de concorrência para a reforma e ampliação de dois centros de triagem de resíduos sólidos e para a construção de mais dois. As informações estão no Diário Oficial do DF.

A associação Recicle a Vida foi uma das quatro a assinar acordo com o Executivo, em maio, para a prestação de serviço de coleta seletiva no Distrito Federal. As outras foram a R3, em Santa Maria; a Acobraz, em Brazlândia; e a Renascer, na Candangolândia e no Núcleo Bandeirante.

As quatro organizações de catadores de materiais recicláveis foram contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para retomar a coleta seletiva, que estava suspensa nessas localidades desde dezembro de 2015 para adaptação do modelo adotado.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.