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Consultas no Hospital Regional do Paranoá podem ser marcadas por e-mail

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A facilidade para solicitar a consulta surpreendeu Raimundo Gomes Ferreira, de 43 anos. Por e-mail, o técnico de áudio conseguiu agendar, no Hospital Regional do Paranoá, o retorno do pai, que faz acompanhamento pelo menos duas vezes por ano com um neurologista.

O serviço está disponível desde novembro por meio do centro de saúde da região, e agora passa a funcionar no de São Sebastião e no do Itapoã. As consultas são marcadas tanto para o Hospital Regional do Paranoá quanto para Hospital Universitário de Brasília.

Segundo o gerente de Regulação da Região Leste de saúde, João Bosco, autor da iniciativa, o objetivo é dar comodidade aos pacientes. “Também é uma forma de documentar o processo”, reforça.

Além da marcação de consultas, é possível fazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que o usuário tem a opção de imprimir por conta própria.

Sem a novidade, Maria Dulcinea Xavier Nunes, de 51 anos, teria que ir do Gama, onde mora, ao Paranoá para marcar uma consulta de ortopedia para o filho Marcus Vinícius.

Ele rompeu o ligamento do joelho esquerdo enquanto jogava vôlei. O hospital é referência no tipo de atendimento.

“Eu achei ótima toda essa praticidade de não precisar ir até lá, pegar fila para ser atendida”, elogia a servidora pública, ao acrescentar que gastaria no mínimo uma hora para ir de uma região à outra.

Ela descobriu sobre a nova possibilidade pelo telefone e conta que a resposta de andamento do processo chegou no mesmo dia.

Bosco explica que mesmo que não haja data definida para o procedimento, os solicitantes recebem retorno da demanda, que chega por e-mail em no máximo dois dias úteis. Desde que o serviço foi criado, foram feitos cerca de 600 atendimentos nesse modelo.

Como funciona a marcação de consulta on-line

No caso de marcação de consulta, o solicitante deve digitalizar um documento de identificação e o pedido médico, além de informar telefone para contato e endereço. Para quem quer fazer o cartão do SUS, além desses dados, é preciso enviar cópia de um comprovante de residência.

O novo tipo de serviço começou a ser testado na unidade do Paranoá por ser o local com acesso mais difícil, segundo Bosco. Pessoalmente, o atendimento é feito pela manhã, a partir das 7h30 até pouco depois de meio-dia.

Em São Sebastião e no Itapoã, o funcionamento é em horário comercial. O e-mail para marcação é o agendamento.leste@gmail.com.

Locais e horários para atendimento presencial

  • Centro de Saúde 1 do Paranoá, Quadra 21, Área Especial, das 7h30 às 10h30h são distribuídas senhas e atendidos todos que as tenham.
  • Centro de Saúde 2 do Paranoá (Itapoã), Quadra 378, Área Especial 1, Bairro Itapoã, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
  • Centro de Saúde 1 de São Sebastião, Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10, das 7 às 12 horas e das 13 às 17h50.
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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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