Curta nossa página

Descaso

Conselheiro tutelar relata dificuldades para atender vítimas de pedofilia

Publicado

Foto/Imagem:


A Comissão Especial de Combate à Pedofilia da Câmara Legislativa ouviu nesta terça-feira (12) o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do DF, Ziel Ferreira, que apresentou um quadro da atuação dos conselheiros nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Brasília. “Os conselheiros não têm uma sala apropriada para ouvir as crianças e adolescentes e nem contam com uma equipe especializada. Somos nós que atuamos muitas vezes como psicólogos e assistentes sociais”, reclamou.

O conselheiro também falou sobre o costume arraigado na sociedade de esconder os casos de suspeita de violência sexual contra meninos e meninas. “Sabemos que muitas violações são cometidas sem que a família denuncie. Nesses casos, geralmente a criança é retirada de casa e enviada, por exemplo, para a casa dos avós”, apontou Ferreira. Para ele, isso revitimiza a criança: “Ela é castigada com a privação de seu ambiente de segurança. Assim, o agressor é poupado, o fato é esquecido e a criança muitas vezes cresce com graves sequelas psicológicas”.

O presidente da comissão, deputado Rodrigo Delmasso (PTN), disse que vai solicitar ao GDF a compilação dos dados estatísticos relativos a denúncias de violência sexual contra menores de idade. “O DF não tem um sistema unificado para registrar essas denúncias. Temos apenas os dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que mostram que o DF é, proporcionalmente, uma das unidades da Federação que mais recebe denúncias no Disque 100”, destacou.

Segundo informou Delmasso, foram registradas 1.051 denúncias só no primeiro semestre do ano passado. “Ficamos tristes pelo alto número de denúncias, mas satisfeitos com o alto nível de consciência da população do DF”, observou. O deputado também anunciou a criação de um grupo de trabalho com a participação de conselheiros tutelares do DF para avaliar as condições de trabalho e sugerir medidas ao GDF.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense