Curta nossa página

Rômullo Oliveira

Confira cinco dicas para se preparar para as provas e arrasar no vestibular

Publicado

dicas vestibular
Foto/Imagem: UEM


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, é o menor desde 2007. Segundo a entidade, quatro milhões de pessoas irão realizar a avaliação nos dias 21 e 28 de novembro.

Para Rômullo Oliveira, supervisor pedagógico do Colégio Seriös, em Brasília, a pandemia afetou os estudos relacionados às provas – conhecidas como vestibulares – que possibilitam a admissão à Educação Superior. Por essa razão, vê-se uma menor adesão de estudantes no exame nacional que designa o encaminhamento para as universidades e faculdades brasileiras.

“A ausência de um espaço para estudo é um fator a ser considerado, visto que, em casa, muitas pessoas não têm um local propício e sem muitas distrações para poder estudar, o que traz desafios. Além disso, existe a dificuldade em separar o ambiente de estudo e o espaço de lazer”, comenta.

No que diz respeito aos alunos, Rômullo acredita que, com a aproximação da avaliação, há o surgimento de sentimentos relacionados à ansiedade. Segundo o profissional, esta sensação é decorrente de não se sentir preparado, o que gera pressão interna em cada indivíduo.

“O fator ansiedade é agravado ao não se ter uma forma constante de contato entre professor e aluno para que possa compartilhar ensinamentos e suportes para guiar neste momento”, complementa.

Para driblar esses problemas, o supervisor pedagógico do Seriös reforça a necessidade de haver preparo emocional para não influenciar na forma como o estudante irá estruturar o seu preparo até a data da prova.

“Não tendo boa base emocional, o estudante pode ter uma série de problemas, como ansiedade, depressão e dificuldade para lidar com rotinas de estudo. O preparo escolar é tão essencial quanto o preparo emocional, uma vez que a escola é fonte primária dos conhecimentos exigidos por grande parte das bancas. É importante frisar que ambos os preparos devem caminhar juntos”, destaca.

Além disso, para auxiliar neste processo, Rômullo compartilha cinco dicas para os indivíduos que se preparam para as futuras avaliações de vestibular.

Dicas para arrasar no vestibular

1. Refaça as provas antigas para se familiarizar com o linguajar da prova;

2. Estude os conteúdos relevantes e recorrentes de acordo com a banca que está se preparando;

3. Leia o edital de referência;

4. Tenha uma criação de repertório em relação aos conteúdos e às atualidades globais;

5. Lembre de ter tempo para o lazer e crie uma rotina de estudos.

Colégio Seriös

Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

Atualizado em 04/08/2021 – 19:05.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade