Em expansão
Como o mercado de skincare contribui para o setor de beleza e higiene pessoal
O setor de beleza e higiene pessoal no Brasil continua em expansão, com uma previsão de crescimento médio de 7,2% ao ano até 2027, segundo dados da Redirection International. Esse ritmo deve elevar o mercado a um faturamento de cerca de US$ 40 bilhões até o fim do período.
Em 2022, o país movimentou aproximadamente US$ 26,9 bilhões nesse segmento, consolidando-se na quarta posição do ranking global, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (Abihpec).
Entre as áreas que impulsionam esse crescimento, a de skincare vem ganhando destaque, atraindo cada vez mais consumidores e reforçando a importância do autocuidado e da saúde cutânea.
Afinal, a pandemia de Covid-19 intensificou o interesse pelo assunto, quando a necessidade de autoatenção e o tempo em casa aumentaram. Nas redes sociais, em especial no TikTok, surgiram diversas tendências que influenciam as escolhas de produtos para esses momentos.
Tendências de skincare
Entre as variações de rotina em alta nas redes sociais, destaca-se o Skinminimalism, uma proposta simplificada e eficiente com menos cosméticos e etapas. Assim, reduz o acúmulo de itens desnecessários, diminuindo os danos ao meio ambiente e os gastos, ao mesmo tempo em que proporciona os cuidados essenciais para uma pele saudável.
Ainda, a Vegan beauty é outra moda, impulsionada por consumidores mais atentos à composição dos produtos e ao impacto ambiental de suas escolhas. Então, busca aqueles livres de ingredientes de origem animal, assim como embalagens sustentáveis.
Portanto, muitas marcas têm investido em certificações para reafirmar o compromisso com práticas éticas, o que impulsiona a confiança dos clientes e aumenta o apelo por itens veganos dentro do segmento de skincare. Assim, também amplia o leque de clientes, aumentando a venda.
Ademais, a preferência por produtos multifuncionais, que economizam tempo e dinheiro, também está em alta, pois combinam diferentes benefícios em uma única fórmula.
Um exemplo famoso é o protetor solar com cor. Além de oferecer proteção contra os raios UVA e UVB, ele atua como uma leve base que uniformiza o tom da pele, disfarçando pequenas imperfeições e manchas.
Esse tipo é ideal para quem tem um estilo de vida mais dinâmico e deseja manter uma rotina de skincare rápida. A tendência também dialoga com o conceito de Skinminimalism, ao permitir um cuidado mais prático, sem abdicar do cuidado.
Além dele, o cleansing oil também é muito valorizado, especialmente por sua capacidade de limpar profundamente e hidratar ao mesmo tempo. A água micelar também está em alta, uma vez que remove a maquiagem, limpa e tonifica a pele.
Desse modo, formam uma base prática e acessível que vem se popularizando, especialmente com a influência digital e o aumento da variedade de produtos no mercado.
Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa da Kantar em 2023, as brasileiras gastam, em média, R$ 237 por ano em itens de beleza e skincare, reforçando o papel desses cosméticos na economia e no consumo feminino.
Com um mercado que representa 4% do PIB nacional, conforme pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor promete ser um dos principais alavancadores do segmento de beleza e higiene pessoal no país, que segue entre os maiores do mundo.
Conta de luz
Bandeira tarifaria em dezembro de 2024 será verde, diz Aneel
A bandeira tarifária para o mês de dezembro de 2024 será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional na conta de luz de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.
Estilo de vida
Primeiros passos na nova casa: como organizar e decorar cada ambiente
Próprio ou alugado, casa ou apartamento, um imóvel deve refletir a personalidade e a rotina dos donos. Cada detalhe, de mobiliário a eletrodomésticos e decoração, deve ser pensado com o objetivo de cumprir as tarefas do dia a dia, simplificar a rotina e criar um ambiente aconchegante e confortável.
Principalmente para quem está no processo de organizar a primeira casa nova, algumas dúvidas sobre o que priorizar e como planejar a mudança podem surgir. Por isso, o primeiro passo é sempre o planejamento – pensar o que é realmente necessário no momento, qual estilo de decoração vai ser escolhido, quais eletrodomésticos precisam ser priorizados, entre outros.
A seguir estão algumas dicas para facilitar o planejamento e organizar a casa nova. Confira!
Reflita a rotina e o estilo de vida
Para decidir a decoração da casa nova, é muito importante que as necessidades da rotina sejam levadas em consideração. Ao seguir apenas tendências de decoração, pode ser que a manutenção da casa se torne uma dificuldade no dia a dia, por isso é preciso pensar na organização como algo personalizado e único de cada lar, que deve agradar os gostos dos donos, mas também tornar a rotina mais prática e fácil.
Um exemplo disso é a decoração com enfeites e objetos pequenos. Se o tempo disponível para limpeza é limitado, a melhor opção é escolher peças maiores e de destaque, além de investir nas cores das paredes e em uma decoração um pouco mais minimalista que, principalmente, não acumule poeira.
Para quem deseja reformar antes de se mudar, as opções são ainda mais amplas, afinal, com a diversidade presente no mercado hoje, é possível decorar sem exagerar nos enfeites e detalhes. Ao mudar o banheiro, por exemplo, é possível escolher revestimentos de personalidade com os mais diferentes acabamentos, kit de louças de diferentes cores e até chuveiros e torneiras que combinem com os tons escolhidos para o cômodo. Assim, é possível decorar gastando apenas com o que já é essencial.
Busque referências e defina o seu estilo
Depois de refletir as necessidades da rotina, é preciso buscar referências que se encaixem nos gostos e no dia a dia da casa. Se já foi definido que o necessário é um banheiro minimalista e moderno, por exemplo, é hora de buscar quais são as cores e produtos que mais combinam com esse estilo.
Nesse passo, além de referências de decoração, é preciso também procurar por ideias de organização de cômodos. Durante a mudança, muitas coisas saem do lugar, e a casa pode facilmente virar uma bagunça. Por isso, investir tempo no início para organizar de forma correta cada cômodo irá facilitar o dia a dia e evitar que grandes arrumações precisem ser feitas novamente.
A partir dessas referências, é possível unir decoração e praticidade e escolher, por exemplo, o tamanho e a disposição dos armários, os eletrodomésticos necessários e como organizá-los, os móveis mais úteis que combinem com o estilo escolhido para a casa e tantas outras decisões que podem ser difíceis sem planejamento.
-
Loterias Caixa
Caixa pode pagar prêmio de R$ 60 milhões na Mega-Sena de hoje, 28 de novembro
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2803 pode pagar prêmio de R$ 76 milhões nesta terça-feira (3)
-
Acumulou!
Mega-Sena 2801 pode pagar prêmio de R$ 60 milhões nesta quinta-feira (28)
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2802 pode pagar prêmio de R$ 67 milhões neste sábado (30)
-
Loja 91, térreo
BRB inaugura segunda agência no Lago Norte, no Shopping Iguatemi
-
Ainda no ventre materno
Governo ouve população sobre incorporação ao SUS de vacina que imuniza bebês contra VSR
-
Windsor Plaza Brasilia e Windsor Brasilia
Hotéis da Rede Windsor em Brasília terão ceia natalina especial; confira
-
Asa Norte
Confira a programação de Natal do Boulevard Shopping Brasília