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Comer sem culpa

Como fazer escolhas inteligentes para as ceias de Natal e Réveillon

Redação

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Foto/Imagem: Pixabay


Alguns cuidados simples na hora de comprar os alimentos e prepará-los podem tornar os pratos típicos de Natal e Ano Novo bem mais saudáveis e saborosos. E de quebra, você ainda se livra da culpa por ter exagerado às vésperas do verão.

As festas de fim de ano são repletas de comida e com tanta fartura, é comum exagerar na hora de fazer o prato. O nutricionista Daniel Novais tem várias dicas para manter a alimentação equilibrada durante as comemorações.

O primeiro passo é mudar a mentalidade e evitar a gula. “Muitas pessoas chegam na ceia de Natal pensando em comer o máximo que conseguirem, só parando de comer quando estão se sentindo estufadas e cheias demais. O certo é comer até se sentir satisfeito, não passar disso”, indica Daniel. Veja outras orientações do profissional:

1) Priorize as fontes de proteínas, como peito de peru, chester, frango e lombo de porco. “Para ficar ainda melhor, retire a capa de pele e evite molhos gordurosos”, recomenda o nutricionista. O peru é uma ótima opção de carne magra para o Natal, pois é um fonte proteica, com baixo teor de gordura. Ainda contém ferro, potássio, magnésio e alto teor de vitamina B3 (niacina), cujo principal benefício para a saúde é ajudar na redução do colesterol e do risco de doenças cardíacas.

2) Não pule refeições nos dias das festas. Se você é acostumado a almoçar todos os dias, continue almoçando normalmente no dia do Natal e do Ano-Novo. Segundo o nutricionista Daniel Novais, pular a refeição vai aumentar a ansiedade e a fome na hora do jantar, te deixando mais vulnerável para cometer exageros. “Isso não vale para uma pessoa que, por exemplo, faça jejum intermitente e normalmente não almoça ou não faz alguma outra refeição. O importante é manter a alimentação do dia a dia, sem alterações. A rotina alimentar varia para cada pessoa”, pondera.

3) Evite beliscar. É uma fruta aqui, umas castanhas acolá e, sem se dar conta, você já está se sentindo cheio antes mesmo de experimentar o prato principal. Quer comer um aperitivo, uma entradinha? “Coloque tudo o que for comer no prato. Assim, você tem mais noção da quantidade que está ingerindo”, orienta Daniel.

4) Consuma lentilha. Deixando de lado as simpatias envolvendo essa leguminosa, a lentilha é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso, é rica em fibras insolúveis, importantes para o funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

5) Aproveite a comida! “Um ou dois dias fora da dieta não vão causar nenhum estrago para a saúde nem para a estética. O problema é ter uma alimentação desequilibrada todos os dias”, afirma Daniel Novais. A exceção é se a pessoa precisar seguir uma dieta controlada por algum motivo, por exemplo, se tiver alguma doença, se for um atleta próximo de competição ou até se a pessoa tiver um objetivo muito específico.

6) Cuidado com as bebidas alcoólicas – Vinhos, champanhes e espumantes são preferíveis ao invés de caipirinhas, vodca, uísque, batidas e outros preparos, pois estes últimos têm muito mais calorias. Uma dica é intercalar a bebida alcoólica com água, diminuindo assim a ingestão de calorias e aumentando a hidratação.

408 Sul

Especialzinho do restaurante Haná é sucesso entre clientes

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Quando o assunto é culinária japonesa, a clientela é bastante exigente. Pensando nisso, o Haná Restaurante Japonês (408 Sul) oferece um diferencial para quem visita a unidade.

Todos os dias, no almoço e jantar, o restaurante serve um mimo para quem participa do rodízio Haná Premium: o “especialzinho”. Esse especialzinho é composto por cinco opções de sushis elaborados pelos sushiman da casa e oferecidas aos clientes.

No mês de janeiro, as delícias preparadas para agradar o público são: Camarão Lee – jyo salmão, cream cheese e camarão; Batata Pringles com patê de kani e molho kimute; Fritinho – massa harumaki, salmão, cream cheese e alho poro; Dragon Haná – tilápia, patê de salmão e couve frita e Jyo salmão – cream cheese e maracujá.

Para acompanhar, o Haná conta com uma carta de vinhos e espumantes especiais que harmonizam super bem com a culinária japonesa. Entre a opções estão Seival By Miolo Brut Rosê – 750ml (R$ 65); Almadém Brut – 750ml (R$ 69) e Faces Moscatel – 750 ml (R$ 75).

Sobre o Haná Premium

No rodízio Haná Premium (R$ 89,50 – por pessoa) o comensal pode selecionar, por meio de uma ficha, as iguarias para chegar até a mesa: são dez opções de entradas, duas de hots, 14 de sashimis e cortes, sushis especiais do dia, cinco de temakis, cinco de grelhados e 12 robatas, E não é só isso, o rodízio também dá direito ao buffet, uma pista quente e fria que fica no salão e que conta com mais de 40 variedades de sushis durante a semana, 55 opções diferentes nos fins de semana e 16 opções de pratos quentes. Entre as delícias, Nishimê; Camarão Imperial; Camarão com Mel e Mini Sukiyaki.

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Gama

Novidade: Parrilla Beer oferece menu executivo a partir de R$ 25

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O ano começou com novidades no Parrilla Beer (Gama). O restaurante oferece refeições executivas durante o almoço, com direito a uma proteína e dois acompanhamentos. Os pratos promocionais são válidos de terça a sexta-feira, das 12 às 16 horas.

As opções de proteína são: bife ancho (R$ 32), chorizo (R$ 32), picanha (R$ 35), bombom de alcatra (R$ 30) e galeto (R$ 25). De acompanhamento, os comensais podem escolher duas opções. Entre elas, estão deliciosas batatas rústicas, a tradicional farofa de ovo, arroz parrillero, espaguete ao sugo, polenta frita, salada do dia, feijão tropeiro e também um saboroso arroz branco ou com brócolis.

Sobre o Parrilla Beer

Instalado no coração do Gama, em uma área de 100m², a casa possui capacidade para 110 lugares, adega com mais de 50 rótulos e decoração que remete à cultura argentina. Com projeto assinado pela arquiteta Mariane Meira, o restaurante tem um ambiente elegante e aconchegante com elementos de madeira e ferro que dão uma sofisticação peculiar ao lugar.

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Santé 13

Rosbife de filé mignon e salmão grelhado são as pedidas do verão

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Foto/Imagem: Salmão grelhado/Divulgação/Santé 13

É verão! Nessa temporada de muito sol e calor, além de aproveitar o dia para descansar ou pôr em prática a programação de férias, a estação também é propícia para aproveitar a boa gastronomia brasiliense.

Pensando nisso, o restaurante Santé 13 (413 Norte) elaborou dois novos pratos para janeiro. As delícias prometem aguçar o paladar de quem passar pela capital durante este mês. Na sugestão do chef, a novidade é o Rosbife de filé mignon (R$ 70) chamuscado e fatiado, ao molho brown composto por molho inglês, mostarda, manteiga e alho. O menu acompanha fettuccine com brócolis.

Já no especial do mês, o chef Divino Barbosa, preparou um prato leve, porém, com toque especial. O Salmão grelhado (R$ 86) com geleia de figo desidratado, amora e morango. A delícia é acompanhada de risoto negro com anéis de lula salteados com vinho branco.

Para bebericar, o restaurante dispõe de uma variada carta de vinhos com opções perfeitas para harmonizar com o cardápio escolhido.

As novidades servem 1 (uma) pessoa e ficam disponíveis até o dia 31 de janeiro de 2020.

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