Curta nossa página

Cobrança de tarifa no Expresso Sul começa a valer nesta sexta-feira

Publicado

Foto/Imagem:


Começa nesta sexta-feira (3) a cobrança de tarifa no Expresso Sul no valor de R$ 3, que só poderá ser paga por meio dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). Por causa do feriado, até domingo (5) as bilheterias funcionarão em horários especiais. Nos terminais de Santa Maria e do Gama elas abrirão das 5h às 19h e a unidade móvel atenderá no terminal sul de Santa Maria (quadra 401) no mesmo horário. Já nas estações Caub, Periquito, Park Way e Santos Dumond o usuário será atendido das 6h às 18h.

Na Rodoviária do Plano Piloto haverá uma equipe do Transporte Urbano do DF (DFTrans), das 6h às 23h, orientando a população nas duas plataformas. O mesmo ocorrerá nos terminais do Expresso Sul do Gama e de Santa Maria

Vale lembrar que os postos do SBA reabrirão em período integral somente na segunda-feira (6). Nas bilheterias dos terminais é possível comprar e recarregar o bilhete único e fazer a recarga dos cartões cidadão e vale-transporte. Já nas estações, é possível fazer somente a recarga do bilhete único.

Cobrança
De acordo com o DFTrans, a partir de amanhã (3) o dinheiro será aceito apenas nas linhas paradoras. Será assim pelo menos até o dia 10 de abril, prazo prorrogável pelo mesmo período, caso o órgão ache necessário. O acesso aos terminais e estações do Expresso Sul só se dará através das catracas. Seguranças e funcionários estarão próximos às entradas das estações e terminais para orientar o usuário.

O serviço liga as regiões administrativas do Gama, do Park Way e de Santa Maria ao Plano Piloto. A integração continuará valendo. Assim, para se locomover entre uma dessas três localidades e o Plano Piloto, os passageiros pagarão apenas uma passagem mesmo que necessitem utilizar outros transportes para chegar aos terminais.

Para o estudante, o acesso será feito de forma normal – utilizando o Passe Livre Estudantil, mesmo que as linhas ainda não tenham sido cadastradas pelo estudante ou responsável em um posto do SBA. No entanto, essa medida vale apenas para o início da operação. Portanto, é importante que o cadastramento seja providenciado o mais rápido possível.

Campanha
Como forma de orientar e conscientizar a população no embarque e desembarque nos terminais e estação do Expresso Sul, o DFTrans lançou uma campanha nessa quarta-feira (1º). O objetivo é sensibilizar o usuário a seguir algumas regras básicas de cidadania, como, por exemplo, aguardar o desembarque antes de embarcar; respeitar as filas e as prioridades no embarque (idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo); e não cometer atos de vandalismo, como depredar ônibus, estações e terminais.

Mais de 70 servidores do órgão estarão nos terminais e estações, distribuindo cartazes e panfletos que chamam a atenção para essas pequenas atitudes que resultam em uma operação mais segura, confortável e ágil. “Estamos trabalhando para uma operação segura, com respeito às pessoas com dificuldades de acesso. É uma questão de cidadania, educação e respeito ao patrimônio que é de todos nós”, reforça o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará.

Atualizado em 02/04/2015 – 15:28.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana