Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Carlos Gandra/CLDF

Modernização

CLDF: votação eletrônica marca retorno dos trabalhos legislativos

A reabertura dos trabalhos em plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta terça-feira (4), às 15 horas, será marcada pela inauguração do painel eletrônico que registrará, além dos votos, a presença dos parlamentares. “É um novo momento que se inicia, garantindo mais transparência e agilidade às atividades legislativas”, resume o vice-presidente da Casa, deputado Delmasso (Republicanos), comentando a sessão ordinária que terá caráter solene e contará com a presença do governador Ibaneis Rocha.

As primeiras votações do ano, com a utilização no novo sistema, somente ocorrerão a partir da quarta-feira (5), quando deverão ser apreciados vetos do governador a proposições de autoria de deputados distritais. Já há, inclusive, um acordo para a manutenção desses vetos. Neste mesmo dia, a CLDF poderá votar o projeto de decreto legislativo, apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSOL), em janeiro, que susta o aumento das passagens dos ônibus do sistema público de transporte. Amanhã, após a sessão ordinária haverá reunião do colégio de líderes para decidir sobre o assunto.

Expectativa

Temas relacionados à área econômica, como o reajuste das tarifas, devem dominar a pauta de votações deste semestre, segundo avaliação do deputado Delmasso. “As questões econômicas estarão muito presentes. A expectativa é que o governo envie muitas proposições relacionadas a emprego e renda”, observa o distrital. Entre os assuntos “polêmicos” que entrarão na ordem do dia, estão a alteração do gabarito do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e as antenas da telefonia celular, “que colocarão Brasília na rota do 5G”, afirmou.

O deputado ainda destaca a adoção, pela Câmara Legislativa, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na tramitação de proposições ou quaisquer outros materiais referentes ao processo legislativo, a partir da próxima segunda-feira (10). “Essa ferramenta e a votação eletrônica também trarão economia para a Casa”, garante Delmasso. A redução de gastos com a compra de papel, cópias xerográficas e outros insumos pode chegar a até R$ 500 mil anuais, segundo cálculos do parlamentar.

Painel eletrônico

Ontem, segunda-feira (3), véspera da reabertura dos trabalhos legislativos, servidores da Casa realizaram testes e simularam votações no painel eletrônico do plenário. Durante mais de duas horas, verificaram as funcionalidades da nova ferramenta, que “contribuirá para a modernização do processo legislativo”.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Cada distrital registrará o voto por meio de um tablet e com o uso de sua digital. O sistema também será utilizado para fazer o registro de presença nas sessões. Dois telões instalados no plenário exibirão as presenças e os resultados das votações, com informações sobre a proposta em análise, o tipo de votação e as manifestações de cada parlamentar. Os votos serão registrados em tempo real, com a totalização ao final de cada processo de votação.

Qualquer cidadão poderá acompanhar as sessões pela TV CLDF, reforçando assim o controle social do Legislativo local. O novo sistema ainda possibilitará ganhos para a atuação parlamentar e facilitará o trabalho de assessores e servidores.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.