Novidade
Circuito de Feiras do Livro permitirá encontro de alunos com autores

No primeiro semestre, nove regiões administrativas recebem edições do Circuito de Feiras do Livro do Distrito Federal. O evento, que tem como propósito não apenas formar mais leitores, como também promover escritores, editoras, distribuidores de livros e livreiros do DF, contará com atividades como apresentações artísticas, debates, oficinas, contadores de histórias e sessões de autógrafos.
Dentro da proposta está o envio de obras literárias a diferentes escolas públicas das regiões onde ocorrerão as feiras, para que possam ser lidas e discutidas pelos alunos antes dos eventos. Parte dos livros será de autoria de escritores e autores previstos na programação das feiras, já que o propósito é fazer encontros entre autores e alunos durante o circuito.
Serão 86 obras de autores como Nicolas Behr, Rosângela Rocha e Angélica Torres Lima multiplicadas em 1.139 volumes para as escolas. Empresas interessadas em fornecer o lote literário podem enviar as propostas até as 9h30 de sexta-feira (22).
Às 9h45 do mesmo dia serão abertas as proposições e às 10 horas terá início a sessão de disputa de preços. O valor total estimado é de R$ 34.596. A licitação será na modalidade de pregão eletrônico, do tipo menor preço, e o edital está disponível no site da Secretaria de Cultura.
Café literário
O Circuito de Feiras do Livro do DF será promovido pela Secretaria de Cultura, em decorrência de um convênio firmado com o Ministério da Cultura em 2011. O acordo possibilita fazer dez eventos — um deles ocorreu em 2014, no Cruzeiro, e os outros nove serão este ano. As atividades fazem parte do Plano do Livro e da Leitura do DF e também do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, do Ministério da Cultura.
Com entrada gratuita e aberta ao público, os encontros do Circuito de Feiras do Livro do DF serão em Brazlândia, em Ceilândia, no Gama, no Guará, no Núcleo Bandeirante, no Paranoá, em Planaltina, em Taguatinga e no Varjão.
Os espaços em cada região administrativa terão locais para apresentações literárias, musicais e cênicas e áreas destinadas ao público infantil, aos expositores e a um café literário. Todas as faixas etárias serão contempladas.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho