Curta nossa página

Até sexta, dia 8

Circuito de Feiras do Livro do DF chega ao Núcleo Bandeirante

Publicado

Foto/Imagem:


Começou nesta quarta-feira (6) a quinta etapa do Circuito de Feiras do Livro do DF 2016. Ela ficará no Núcleo Bandeirante até sexta (8). São seis estandes com obras literárias à venda, além de programação com palestras, oficinas e apresentações culturais, e encontros com autores. A estrutura está montada em três lugares diferentes, porém próximos: no estacionamento da administração regional, no Auditório Garcia Neto e na Biblioteca do Núcleo Bandeirante. O funcionamento é das 9 às 21 horas.

A abertura contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, que destacou benefícios do casamento entre cultura e educação. “A parceria dessa dupla tem um poder transformador imenso. Com a leitura estimulada desde a infância, somos capazes de construir uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais respeitosa.” O chefe do Executivo disse ainda que Brasília tem de estar na vanguarda do desenvolvimento, que precisa ser baseado em educação, cultura, ciência e inovação, turismo e meio ambiente.

Para a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, o circuito é uma experiência rica de encontro e de transformação. “Ele traz várias linguagens, como a leitura e a música, que proporcionam sensação de prazer”, destacou. Na noite de hoje, houve apresentação da banda Liga Tripa. Nanan ressaltou o alinhamento do trabalho com a Secretaria de Educação, por meio de oficinas nas escolas para apresentar os escritores antes de a feira chegar nas regiões administrativas, por exemplo.

Interação cultural
Morador de Arniqueiras, o professor Flávio Lopes de Figueiredo Júnior, de 46 anos, busca diariamente a filha Clarisse, de 7 anos, em uma escola do Núcleo Bandeirante. O evento, para ele, foi uma surpresa. “Fiquei satisfeito. Adoramos ler e esse tipo de interação cultural é fundamental para a região.” Clarisse também estava animada e convenceu o pai a comprar um exemplar. “Eu escrevo, gosto de contar os meus sonhos no texto”, frisou.

A expositora de livros Glória Farias, de 50 anos, levou exemplares de sua distribuidora, a Horizonte do Saber. “Esse tipo de evento precisa ser mais bem divulgado para atrair sempre mais pessoas”, avaliou. O maior retorno, segundo ela, é a oportunidade de mostrar novidades ao público muitas vezes distante dos livros. “A ideia de ser uma feira itinerante é importante para mostrar que a cultura não está só no Plano Piloto.”

O circuito já esteve em Ceilândia, de 28 a 30 de março; em Taguatinga, em 30 de março e 1º de abril; e no Guará, de 4 a 6 de abril. Em 2014, foi ao Cruzeiro. As próximas regiões administrativas a receberem serão Gama, Brazlândia, Paranoá, Varjão e Planaltina. As feiras são uma realização da Secretaria de Cultura do DF, em parceria com o Ministério da Cultura, que investiu R$ 1 milhão.

Também estavam na inauguração no Núcleo Bandeirante o administrador regional, Cleudimar Sardinha, e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).


Próximas etapas do circuito:

Gama
De 11 a 13 de abril
Salão de Múltiplas Funções
Setor Central, Praça 2 (próximo à rodoviária)

Brazlândia
De 14 a 16 de abril
Na Área Especial 2, Setor Sul

Paranoá
De 18 a 20 de abril
Praça Central, Lote 1, Administração Regional do Paranoá

Varjão
De 18 a 20 de abril
Área Especial, Quadra 2, em frente à Casa de Cultura

Planaltina
De 25 a 27 de abril
Setor Educacional, Lotes C/D, em frente à regional de ensino

Mais informações: www.circuitodefeirasdolivrodf.com.br.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense