Curta nossa página

De 13 a 16 de dezembro

Cine Brasília recebe 7º Festival Internacional de Curta-Metragem

Publicado

Foto/Imagem: Anderson/Divulgação


Com o tema Afinal o que é real?, o 7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem estará em cartaz no Cine Brasília (106/107 Sul) de 13 a 16 de dezembro.

A mostra é um convite para o público mergulhar no futuro do cinema e das novas narrativas por meio de debates sobre o gênero.

Entre as atrações, haverá também instalações para exibição de filmes em realidade virtual, exposições de ficção científica, cenografia interativa e projeções mapeadas.

Em seis programas da Mostra Nacional de Curtas estão filmes que ilustram o passado, ressignificam momentos que apontam para futuros possíveis, bem como discutem questões identitárias e lutas sociais por espaços e direitos, reforçados na Mostra Provocações.

Estreia desta edição, a Mostra Tesourinha apresenta um panorama recente de curtas brasilienses. A tradicional Mostra Decibéis leva uma variedade de videoclipes para a telona. Já na Mostra Calanguinho, o público infantil é convidado a curtir e votar em curtas-metragens de todo o Brasil.

Neste ano, a Mostra Surdocine exibe quatro episódios da série Crisálida, na qual jovens surdos enfrentam desafios em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes.

Outra novidade desta vez é a sessão de três curtas nacionais com audiodescrição — dois documentários e uma ficção que transitam entre os ambientes rural e urbano.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o evento se abre ao visitante como um festival-experiência e o recebe com cenografia interativa, conceitualmente inspirada em diferentes dimensões e universos, montada no saguão do Cine Brasília.

Haverá programação inédita de curtas e experiências imersivas em realidade virtual e instalação exclusiva de coprodução Brasil-Holanda. Alinhado às experiências de imersão, o festival oferecerá ao público sessões em um planetário móvel de 360º na área externa.

A experimentação virtual dos espectadores também se estenderá às artes visuais, com duas projeções mapeadas: Brasília vista de cima, de Diego Campos, e Brasília Retrofuturista, de Thiago Freitas.

Estão previstas ainda oficinas, debates e interações, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros em novas tecnologias e narrativas imersivas.

Veja todas as atrações no site oficial.

Atualizado em 07/12/2018 – 10:31.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana