Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Ocupação virtual

Cia Burlesca leva obras de Brecht à Biblioteca Pública de Brasília

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Beto Viana


A Cia Burlesca apresenta o Projeto Brecht na Biblioteca patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF que começa neste sábado (7) gratuitamente pela internet. Considerando a biblioteca um espaço essencial para o desenvolvimento da sociedade e a promoção da literatura, o grupo propõe a uma ocupação artística virtual da Biblioteca Pública de Brasília – BPB, localizada na EQS 312/313, com leituras dramáticas de seis textos de Bertolt Brecht, oficinas de teatro e palestras com diferente diretores teatrais.

Como tudo nesse tempo de pandemia necessitou de adaptações, com o Projeto Brecht na Biblioteca não foi diferente. Em diálogo com a BPB e a Secretaria de Cultura, adaptamos a ocupação que seria presencial para o formato online. Compreendemos a importância da arte no contexto atual, principalmente tratando-se de Bertolt Brecht, dramaturgo alemão que por meio de sua obra provoca questionamentos e inquietudes necessárias mais do que nunca. As palavras de Brecht são um grande alerta para a construção diária de olhares críticos para a realidade que alimentem práticas libertadoras.

Serão seis leituras dramáticas, gravadas e disponibilizadas no canal do Youtube da Cia Burlesca e transmitidas nas redes sociais da Biblioteca Pública de Brasília, das peças A Exceção e A Regra, A Decisão, A Mãe, O Casamento do Pequeno Burguês, Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny e Ópera de Três Vinténs. Elas compreendem três momentos da dramaturgia do autor, obras didáticas, expressionistas e óperas, escritas entre as décadas de 20 e 30, antes de seus exílios após a eleição de Hitler.

O elenco, formado por Julie Wezel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick, sob direção de Mafá Nogueira e Patrícia Barros, se reveza para interpretar os personagens das peças lançando mão dos recursos do teatro épico para representar, dessa vez, espetáculos no formato de leitura dramatizada e filmados, evidenciando os típicos elementos brechtianos, como a narração presente nas rubricas, o distanciamento e os gestos dialéticos dos personagens.

Fernando Lobo (RJ), Sérgio de Carvalho (SP) e Túlio Guimarães (DF) compartilharão com o público suas experiências de trabalhos partindo de obras de Brecht destacando a importância dos escritos do dramaturgo na atualidade. Cada palestra terá duração de uma hora, será realizada ao vivo em plataforma online e transmitida em canais da Biblioteca e da Cia Burlesca.

O projeto contará ainda com 18 horas gratuitas de oficina de teatro online que serão divididas em seis encontros conduzidos pelos integrantes da Cia Burlesca. Com foco nas técnicas do teatro épico, os encontros virtuais serão voltados para estudantes, amadores, profissionais das artes cênicas e interessados no assunto.

A importância do retorno massivo à biblioteca no período pós-pandemia será destaque nas ações previstas pela Cia Burlesca. Livros são excelentes doses de esperanças para recomeços e infindáveis fontes de conhecimento histórico. E pensando nisso, a Companhia está fazendo uma campanha de arrecadação de livros ao longo do projeto que serão doados para o acervo físico da BPB. Quem tiver interesse em contribuir, basta entrar em contato com o grupo – estacaoburlesca@gmail.com – para combinar a coleta do material.

Neste cenário de pandemia e isolamento social, de norte a sul do Brasil artistas têm buscado formas alternativas para manter o trabalho. O que seria dessa quarentena sem a arte? Sem músicas, filmes, espetáculos teatrais, livros? E mesmo com a impossibilidade de aglomerar os profissionais da cultura seguem compondo, escrevendo, filmando, atuando, fotografando, criando. Afinal, nossas existências são tecidas e alimentadas pelas produções artísticas.

Programação

Palestras com Luiz Fernando Lobo, Sérgio de Carvalho e Túllio Guimarães

  • Dias: 07, 14 e 21 de novembro de 2020, respectivamente
  • Horários: Sábados, das 15h às 16h
  • Acesso gratuito e livre para todos os públicos
  • Todas as palestras terão tradução simultânea em Libras

Leituras dramáticas das peças “A Exceção e a Regra”, “A Decisão” e “A Mãe”

  • Dias: 23 de novembro, 07 de dezembro e 25 de janeiro, respectivamente
  • Horário: Segundas, a partir das 12h
  • Acesso gratuito e livre para todos os públicos

Oficinas de Teatro Épico (Módulos 1 e 2)

  • Dias: 28 de novembro e 12 de dezembro
  • Horário: Sábados, das 15h às 18h
  • Acesso gratuito mediante inscrição
Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense