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Atividades culturais, esportivas...

CEU das Artes do Recanto das Emas está aberto à população

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A população do Recanto das Emas recebeu na manhã deste domingo (11) o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Distrito Federal. O espaço, que fica na Quadra 113, Lote 9, foi inaugurado hoje pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e sua esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg.

Com área de 3 mil metros quadrados (m²), o complexo é voltado para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, artísticas e de promoção da cidadania. Ele conta com cineteatro, biblioteca, laboratório multimídia, quadra coberta poliesportiva, pista de skate, parque infantil, programa esportivo comunitário e mesas com tabuleiro de jogos.

No centro, serão oferecidas diversas atividades, como oficinas de cinema, contação de histórias, dança, arte-educação e confecção de cenários, fantoches e figurino. Também haverá aulas de ginástica e alongamento, formação de grupos de corrida e caminhada.

Durante a inauguração, o governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto que institui o programa CEU das Artes e enfatizou a importância da iniciativa.

“Nosso governo tem o compromisso de melhorar a infraestrutura cultural do DF, que atualmente é muito concentrada no Plano Piloto. Mesmo com a atual situação econômica do país e de Brasília, não poupamos esforços para isso”, afirmou.

Além da unidade no Recanto das Emas, serão entregues este ano dois centros em Ceilândia, um na QNM 28 e outro na QR 2.

Envolvida na criação do CEU das Artes, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg explicou que o local tem a função de contribuir na formação artística, cultural, esportiva e profissional da população. “O CEU é um direito dos cidadãos”, destacou.

Docentes da rede pública darão aulas de arte e esportes

A Secretaria de Educação disponibilizará três professores – de artes, educação física e pedagogia – para ministrar aulas no CEU. A pasta também ofertará cursos de curta duração de cuidador de idosos e recepcionista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pessoas da comunidade também oferecerão atividades no local. O mestre de capoeira Amando Alcantara, de 38 anos, faz parte do projeto Urupê Capoeira, que há dez anos dá aulas gratuitas da dança a crianças da região. Com o centro, ele finalmente terá um lugar para tocar a ação social. “Assim, chamaremos mais a atenção dos moradores. Nosso trabalho é para eles.” Antes as aulas ocorriam na rua, na Quadra 113.

Gestão será compartilhada entre governo e sociedade

O CEU será administrado por um grupo gestor com cinco integrantes do governo, cinco da comunidade e cinco da sociedade civil organizada. A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos está a cargo da criação do grupo – que contará com representantes da pasta, da Secretaria de Cultura e da administração regional –, por meio da Portaria nº 98, de 11 de maio de 2017.

O Centro faz parte do programa Brasília Cidadã, que conecta governo, organizações da sociedade civil e cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, e diferentes canais e instâncias de participação popular, controle social e cidadania.

Para o governador, o centro marca um novo modelo de gestão compartilhada. “A responsabilidade da sociedade civil do Recanto das Emas é muito grande, porque ajudará a garantir que o espaço seja utilizado por todos”, disse Rollemberg.

O investimento na obra foi de R$ 2.020.000,  do Ministério da Cultura.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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