Torre de TV
Cerca de 8 mil pessoas assistiram a shows em homenagem aos 56 anos da capital

Aproximadamente 8 mil pessoas foram à Torre de TV nessa quinta-feira (21) acompanhar a programação musical em homenagem ao aniversário de 56 anos de Brasília. A noite começou ao som de blues com o Taryn Quarteto, que se apresentou a partir das 18h30 no palco montado em frente à Torre de TV. O início, previsto para as 17 horas, atrasou por problemas técnicos.
Por volta das 20 horas, os músicos cariocas deram lugar aos roqueiros brasilienses da Scalene. O estudante Delvan Sales, de 20 anos, os aguardava no gramado perto da fonte luminosa. Ele saiu de Vicente Pires de metrô para aproveitar a festa no Plano Piloto, especialmente a segunda apresentação da noite. “É uma banda com uma linguagem que a gente curte. Espero que o show seja bom.”
O grupo voltou a tocar na capital um mês depois de gravar o primeiro DVD da carreira, em 19 de março. “Tem uma galera em Brasília que nos acompanha desde 2010 e conhece as nossas letras. Então, tocar aqui é especial por estar com pessoas que sempre apoiaram a gente. Além disso, poder comemorar o aniversário da cidade é muito gratificante”, afirmou o vocalista Gustavo Bertoni.
Mais rock
Às 21h20, o rock continuou com a também brasiliense Plebe Rude, que lançou mão da ironia ao subir no palco. “Pela minha família, eu voto na Plebe”, disse o vocalista Phillipe Seabra, em referência a discursos dos deputados federais durante a votação que, no domingo (17), resultou no prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Durante o show do grupo formado nos anos 1980, houve problemas com a luz no palco, solucionados rapidamente.
Horas antes de ouvir os roqueiros, a estudante de biologia Milena Monteiro, de 18 anos, estava em um evento no Parque da Cidade com os amigos Gabriel Rodrigues, de 15 anos, e Ariel Maria de Oliveira, também de 18 anos. O trio foi para a Torre de TV de carona com os pais de Milena. “Meus pais querem ver a Plebe. A gente achou a ideia legal e veio.”
Encerraram a festa os pernambucanos do Nação Zumbi, que começaram a tocar perto das 23 horas e finalizaram depois da meia-noite.
Estrutura e segurança
O local contou com barracas de cachorro-quente, tapioca, hambúrgueres, acarajé, cocada, entre outras opções. Também havia bancas de artesanato.
Para garantir a segurança do público, o efetivo foi de 160 profissionais, entre policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros e servidores do Departamento de Trânsito (Detran). Não foram registradas ocorrências graves, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
O governador Rodrigo Rollemberg esteve na Torre de TV durante as apresentações musicais. “Brasília é de todas as gerações, de crianças a idosos. Todos vieram celebrar o aniversário. Apostamos em uma programação variada, que atinge diversos públicos, mas que tem a identidade da cidade”, afirmou o chefe do Executivo, acompanhado da esposa, Márcia. Também estavam no evento o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o secretário-adjunto do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour, e o administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar