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Inauguração

Centro de terapias alternativas é revitalizado e Praça da Saúde é entregue, em Planaltina

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O trabalho começou com um canteiro de plantas medicinais em 1983. Desde então, tem a participação ativa dos moradores de Planaltina. O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde, que prestou 23,8 mil atendimentos em 2015, passou por uma série de melhorias, entregues oficialmente nesta terça-feira (10), com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

As atividades não chegaram a ser interrompidas durante as obras, que envolveram mudança estrutural na sala onde funciona o ambulatório; construção de uma pista de caminhada com 700 metros; reforma no calçamento do espaço destinado a práticas corporais; colocação de piso na tenda onde são feitos cursos e oficinas; e instalação de um ponto de encontro comunitário. As benfeitorias fazem parte agora da Praça da Saúde — o local inaugurado hoje receberá posteriormente plantio de árvores, de acordo com o diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasília (Novacap), Júlio Menegotto.

No ambulatório, foram substituídos os pilares de madeira por concreto e reconstruídas as bases de sustentação. Houve também troca de janelas, pintura de paredes, recuperação de telhados e reforma de banheiros.

A execução de todos os serviços, a cargo da Novacap, custou R$ 60 mil. A equipe de manutenção da Secretaria de Saúde foi responsável pela troca da rede elétrica do lugar. “São medidas simples, mas que vão contribuir para a melhora da qualidade de vida da população de Planaltina”, afirmou Rollemberg.

Pioneirismo
Único no DF, o centro de referência oferece gratuitamente acupuntura, homeopatia, psicologia, programa de fitoterapia e plantas medicinais, antroposofia (prática de medicina alternativa), automassagem, tai chi chuan e lian gong (práticas corporais da medicina tradicional chinesa) e shantala (massagem em bebês). “É pioneiro no Brasil e se tornou referência no País”, afirma Marcos Freire, diretor do local por onde passam diariamente cerca de 80 pessoas.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas. São feitos atendimentos por demanda espontânea (em que a pessoa procura o local) e por encaminhamento médico. Para saber mais, o cidadão deve comparecer no centro ou ligar nos números 3388-9673 e 3388-9760.

As estruturas ocupam cerca de 10 mil metros quadrados de uma área ao lado do Centro de Ensino nº 1 de Planaltina e da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Setor Tradicional Hospitalar, onde também está o hospital regional.

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde também tem uma farmácia viva (com plantas medicinais), uma horta e uma estufa. As reformas entregues hoje começaram em fevereiro e contaram com o apoio de detentos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, de servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e de voluntários e de pacientes da Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos Caverna de Azulão.

Também participaram da visita o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o diretor do Hospital Regional de Planaltina, Valter José Coser, a superintendente da Região Norte de saúde, Andréia Cavamoto, o administrador regional de Planaltina, Vicente Salgueiro Salgado, e o presidente da Caverna do Azulão, Lúcio Mendonça.

Samu
Depois do centro de referência, o governador de Brasília reinaugurou oficialmente a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ampliada para atender a especificações do Ministério da Saúde.

O local tinha 70 metros quadrados de área útil e ganhou mais 146 metros quadrados, com garagem e quatro salas — de lavagem, de expediente, de depósito e de descarte. Ainda teve pintura e instalação de ar-condicionado.

As obras começaram em 21 de dezembro de 2015 e terminaram em 19 de março. A exemplo do centro de terapias alternativas, não foram interrompidas as atividades da base do Samu em Planaltina durante as intervenções, que tiveram investimento de R$ 141.642,15, destinados por emenda parlamentar do deputado distrital Agaciel Maia (PR). Além do parlamentar, estavam no evento de reinaguração o administrador regional e o diretor-presidente interino da Novacap.

Zona rural
Rodrigo Rollemberg ainda visitou as obras de asfalto no núcleo rural de Planaltina. A intervenção, que ligará o Quintas do Amanhecer e o Morada Nobre à Escola Classe Aprodarmas, faz parte do programa Caminhos da Escola, que identifica e asfalta estradas que dão acessos a escolas públicas do DF.

A obra é de execução direta da Novacap, e a unidade de ensino beneficiada tem cerca de 170 alunos do primeiro período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Serão 2,1 quilômetros de asfalto, que serão entregues em até 60 dias.

Acesse mais informações sobre as práticas integrativas oferecidas em toda a rede.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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