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Das 7h às 19h

Cemitérios terão horário estendido nesta quarta (2), Dia de Finados

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Os seis cemitérios do Distrito Federal — na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga — vão funcionar com horário estendido para visitas em 2 de novembro, Dia de Finados. Os portões serão abertos às 7 horas, uma hora antes do convencional, e o acesso será permitido até as 19 horas, uma hora depois do normal.

Em todas as unidades, haverá reforço no número de profissionais e de terminais para atendimento, nas administrações e capelas de cada cemitério. Serão 26 atendentes e 15 postos extras, além dos 170 funcionários da empresa concessionária dos cemitérios, que, segundo a Campo da Esperança Serviços Ltda., permanecerão em tempo integral nos locais. O atendimento ao público também terá horário especial: das 7h30 às 18 horas. Serviços de velório e sepultamentos ocorrerão normalmente na quarta-feira (2).

De acordo com a concessionária, quem precisar de água para limpar sepulturas poderá solicitá-la à administração do cemitério, assim como ocorre durante todo o ano. A manutenção é diária, com limpeza de placas de identificação nas sepulturas, retirada de lixo, corte de grama, adubação e cuidados com calçadas. Duas vezes por ano, os funcionários pintam as instalações, e há dedetizações a cada seis meses. O cronograma é ajustado para atender as datas com maior movimento, os Dias das Mães e de Finados.

Jardins e enfeites nos túmulos, no entanto, são de responsabilidade dos proprietários. Segundo a concessionária, como se tratam de bens imóveis, ela só é autorizada a fazer intervenções nas sepulturas com autorização da família. Nesse caso, cobra-se o serviço de manutenção: R$ 37 por mês.

Transporte público e acesso de carros nos cemitérios

As linhas de ônibus que passam pelos seis cemitérios serão reforçadas conforme o aumento da demanda. Os coletivos vão circular com a tabela de domingo — 40% da frota, segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Dentro dos cemitérios de Brazlândia e de Planaltina, por falta de espaço, não será permitido usar carros. Nos outros quatro, poderão entrar com automóveis apenas motoristas que tenham autorização de vaga especial — como idosos e pessoas com deficiência — emitida pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A licença é a mesma utilizada em estacionamentos. Na área interna dessas unidades — Asa Sul, Gama, Sobradinho e Taguatinga —, a concessionária colocará vans à disposição dos visitantes para transportá-los gratuitamente.

Segurança e trânsito nas áreas próximo aos cemitérios

Na área externa dos cemitérios, o controle do trânsito será feito pela Polícia Militar do DF e pelo Detran-DF. Além disso, a empresa concessionária aumentará o número de vigilantes no feriado. Mais 38 vão reforçar o efetivo de 50 que já trabalham regularmente na segurança interna dos cemitérios.

O Corpo de Bombeiros do DF distribuirá nos seis locais efetivo de aproximadamente 500 militares. As ambulâncias farão rondas periódicas, segundo a corporação.

A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) também vai trabalhar na área externa dos seis cemitérios, com equipes em postos fixos. O órgão vai coibir o comércio ambulante irregular. Na segunda-feira (31), agentes fizeram trabalho preventivo ao longo das vias próximas.

Em todo o feriado, a Coordenação de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania, estará de plantão nas seis unidades, das 7 às 18 horas. Em parceria com ouvidoria itinerante, que atuará das 8 às 14 horas, a pasta dará informações à população e receberá críticas e sugestões.

Cemitérios do Distrito Federal

  • Asa Sul (Campo da Esperança) — 916 Sul
  • Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério
  • Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
  • Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
  • Sobradinho — AR 7, Área Especial, Cemitério Sobradinho II
  • Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — SOFHN, Área Especial
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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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