Avenida Vereda da Cruz
Casa Montessori DF chega para revolucionar ensino infantil em Águas Claras

Fruto de um sonho e de uma missão de vida, a Casa Montessori DF chegou para revolucionar o ensino infantil em Águas Claras! A escola – que atende crianças de 4 a 10 anos – conta com aulas em horário regular, parcial, semi-integral, integral e também oferece atividades no contraturno infantil, para alunos de outras escolas. Com profissionais capacitados e treinados, a escola oferece o melhor da metodologia montessoriana, robótica, inglês, capoeira, ballet e musicalização para a criançada. E, no total, comporta até 250 alunos por período.
O novo espaço, localizado na Avenida Vereda da Cruz, em Águas Claras, foi cuidadosamente preparado para eles: é amplo, arejado, tem várias salas e espaços especiais, foi feito com muito amor e carinho; e cada detalhe foi pensado para que as crianças tenham a melhor experiência de aprendizado. Também tem um lugar ao ar livre e móveis especiais – de marcenaria – feitos especialmente para o tamanho dos pequenos. A ideia é que eles desenvolvam sua individualidade, saibam fazer escolhas e se responsabilizem por elas.
A equipe é qualificada, unida e o principal: muito comprometida com a missão de educar. A diretora da Casa Montessori DF, de Águas Claras, Carminha Cavallini, conta que a unidade surgiu com o intuito de ampliar e dar continuidade na educação de alunos de uma outra escola que ela tem – que também segue o método montessoriano – chamada Escola La Casa Dei Bambini.
“Há seis anos inauguramos nossa primeira Casa Montessori, que existe até hoje, chamada Escola La Casa Dei Bambini. Ela atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e, agora, estamos com esta unidade em Águas Claras, que atende crianças de 4 a 10 anos. Porém tudo começou há muitos anos, quando eu tive o primeiro contato com a filosofia Montessori. Eu ainda era adolescente. Os anos se passaram e a ideia de um dia plantar sementes para um mundo melhor, em terras férteis, permaneceu”, conta.
De acordo com a diretora Carminha, a escola usa uma abordagem que valoriza o espírito humano e o desenvolvimento da criança em todas as dimensões: física, cognitiva, emocional, social e espiritual.
Uma atividade muito presente na educação montessoriana é a aula de linha. Essa atividade valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança. A linha pode ser utilizada como referência para se reunir, contar histórias ou realizar atividades em grupo.
O exercício de caminhar sobre a linha oferece à criança a possibilidade de adquirir equilíbrio, de refinar o movimento coordenado e de melhorar sua postura e seu porte, melhorando, ao mesmo tempo, seu conhecimento e consciência de seus próprios movimentos e de seu corpo.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia