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Carnaval terá mais de 80 eventos espalhados pela cidade. Confira!

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Em Brasília, as comemorações do carnaval começam antes e continuam depois da data oficial da folia, 9 de fevereiro (terça-feira). Dados da Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública — órgão subordinado à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social responsável pela liberação de alvarás para eventos — mostram a cessão de 63 autorizações, relativas a 106 eventos, para o período de 23 de janeiro a 27 de fevereiro.

Cinquenta e quatro alvarás referem-se a 86 blocos de rua, festas à fantasia, encontro de blocos tradicionais e concentração de desfiles. Os outros nove são 20 eventos, entre shows pagos, festas em espaços particulares e até encontros religiosos, cujos organizadores aproveitarão os dias de feriado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, saber a quantidade de eventos também é importante para definir o efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito, visto que a pasta avalia com as corporações o deslocamento de servidores para a cobertura do carnaval.

Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Reis, todos os serviços públicos precisam ser acertados para que a cidade abrigue a festa. “Dessa maneira, conseguimos planejar melhor nossas ações para dar mais segurança à população, para ter qualidade nos serviços prestados pelo governo e para ajustar o funcionamento do transporte público”, afirma. Os horários das festividades foram definidos após diálogo entre representantes do governo e dos blocos de carnaval (veja a lista).

Processo
Os pedidos para licenças de blocos e outras comemorações precisam ser feitos com no mínimo 30 dias de antecedência. O interessado deve procurar a Subsecretaria de Integração de Operações de Segurança e apresentar data, hora, local e programação sugerida, além de dados pessoais, logística e necessidades em termos de segurança pública.

“Os técnicos verificam a data pretendida, checam se há ocorrências concomitantes e encaminham o proponente aos órgãos que devem ser acionados, como o Departamento de Trânsito (Detran), no caso da interdição de vias urbanas, e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no caso de rodovias”, explica o gerente de planejamento da subsecretaria, major André Gustavo de Freitas Amarante.

No caso de eventos que precisam de estrutura, o interessado deve buscar as vistorias do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e informar o Serviço de Limpeza Urbano sobre a necessidade de atuação no local. “Em alguns casos também solicitamos a autorização da Vara da Infância”, afirma Amarante.

Além disso, todos os processos são encaminhados para as administrações regionais da localidade em que ocorrerá a festa. O processo total dura cerca de 30 dias, e a documentação deve ser retirada também nas respectivas administrações regionais.

Mais informações pelo telefone (61) 3441-8695/8652 ou pelo email [email protected].

Autorização
Para grupos independentes que não tenham alvará de funcionamento e que queiram desfilar durante as festividades, não é permitido nenhum tipo de interdição nas vias nem o uso do espaço público para a colocação de estruturas.

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Segunda chamada

Centros Interescolares de Línguas: matrículas seguem até segunda-feira (10)

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Centros Interescolares de Línguas
Foto/Imagem: Fotomontagem/AVB

A efetivação das matrículas para os estudantes contemplados na segunda chamada dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) segue até segunda-feira (10). A lista com os selecionados está disponível no site oficial da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Os convocados devem comparecer à secretaria escolar do CIL indicado para fazer a matrícula dentro do prazo estabelecido. A apresentação da documentação exigida é obrigatória para a garantia da vaga.

Para a matrícula, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG) do estudante;
  • CPF do estudante;
  • RG e CPF do responsável;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência ou declaração, conforme a Lei Distrital n° 4.225/2008;
  • Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, conforme a Lei Distrital nº 4.379/2009;
  • Para estudantes da Educação Básica, a Carteira de Vacinação, conforme a Lei Distrital nº 6.345/2019.

No caso de estudantes menores de idade, o responsável deve apresentar também:

  • RG e CPF;
  • Declaração de escolaridade.

Terceira chamada

As vagas para os Centros Interescolares de Línguas (CILs) de 2025 foram ofertadas por meio de chamada pública divulgada no site oficial da pasta por meio de regulamentos com ampla concorrência que contemplaram alunos da rede pública, alunos dos colégios militares e a comunidade.

Este ano, o período de inscrições para uma vaga nos CILs foi único para todos os públicos, no entanto os sorteios foram organizados em etapas, conforme o grupo de pertencimento do candidato, de modo que não houve sobreposição, e a prioridade permaneceu para os estudantes da SEEDF.

A próxima chamada, destinada à comunidade em geral, será divulgada no dia 19 deste mês. Os contemplados nesta etapa devem se matricular nos dias 20 e 21.

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Economia

Nota Legal 2024: premiados têm até 14/02 para indicar conta bancária

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indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O prazo para o contribuinte premiado no segundo lote do 2º sorteio do programa Nota Legal de 2024 indicar os dados bancários para recebimento dos valores ganhos acaba no próximo dia 14 de fevereiro. O valor será pago em até 60 dias após o fechamento do lote. Para consulta, visite o portal do Nota Legal.

A Secretaria de Economia (Seec-DF) lembra que os consumidores que tiveram bilhetes premiados nos lotes anteriores dos dois sorteios de 2024 já estão com o dinheiro em conta bancária. Os depósitos ocorreram nos dias 10 e 11 de janeiro de 2025 para o primeiro lote do sorteio 2/2024, com o total de 5.811 indicações, e valor pago de R$ 2,2 milhões (e cujas indicações foram realizadas até o dia 6 de dezembro do ano passado).

Nos dias 29 e 30 de janeiro, foram pagos os valores das indicações do último lote do sorteio 1/2024, com um resíduo de 1.079 indicações e valor pago de R$ 134.800.

Prêmio dobrado

Vale lembrar que, a partir de 2025, o valor do prêmio principal dobrou, passando a ser de R$ 1 milhão. Há, também, dois outros de R$ 200 mil. São, no total, 12,6 mil prêmios em dinheiro. A Seec-DF realiza dois sorteios anuais, sendo um em cada semestre. O total de prêmios ofertados chega a R$ 3 milhões por evento.

Nos dois eventos de 2023, por exemplo, o GDF pagou efetivamente aproximadamente R$ 4,9 milhões em prêmios em dinheiro. Ganhadores de outros R$ 1,1 milhão não fizeram indicações de contas correntes ou poupança e, portanto, não resgataram o montante – isso corresponde a 8.414 bilhetes premiados não resgatados.

Em relação ao sorteio realizado no 1º semestre de 2024, a Seec/DF registrou um aumento no número de participantes de 4,25%, o que representou 41.675 pessoas a mais concorrendo. Vale ressaltar que, para participar, o consumidor não pode ter débitos junto à Receita do DF.

Recorde

No ano passado, R$ 85,2 milhões foram indicados para descontos no IPVA e no IPTU. O total de 149.663 consumidores optaram por receber também os créditos acumulados por depósito bancário. O valor total indicado, neste caso, chegou a R$ 35,5 milhões.

Já em 2025, o valor acumulado das indicações de crédito para desconto no IPTU e no IPVA chegou a R$ 93,3 milhões – um recorde. Do total do ano de 2025, 67,91% foram destinados ao imposto sobre propriedade de veículos; os 32,09% restantes, para o tributo cobrado sobre os imóveis.

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