Campus Party Brasília
Campus Party Brasília: confira os destaques da área gratuita

Para não deixar ninguém de fora da maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party Brasília oferece um espaço gratuito e aberto ao público com inúmeras atividades. Esse ano, além de ter um espaço maior, a Open Campus terá um dia a mais para que o público tenha mais tempo para curtir a intensa programação. O espaço funcionará entre hoje, 28 de junho, e sábado, 30 de junho, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h, e no dia 1º de julho das 10h às 16h, com circulação até às 17h no estádio Mané Garrincha.
Quem passar pelo local poderá interagir com potentes simuladores de realidade virtual e aumentada, participar de eletrizantes batalhas de drones, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras, além de integrar oficinas de robótica e linguagem de programação. Além disso, o evento irá disponibilizar um telão com transmissão ao vivo dos jogos, próximo à praça de alimentação.
“Além do telão para acompanhar todos os jogos da seleção, quem passar pela Open Campus não encontrará apenas atividades para se divertir. Também teremos como novidade o espaço Educação do Futuro no qual fechamos uma parceria com a UNICEF e juntos pretendemos trabalhar para que haja acesso universal à educação de qualidade, assegurando a permanência com aprendizagem e a conclusão da educação básica na idade certa para cada criança e adolescente brasileiro”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.
Confira abaixo as principais atividades da área:
Educação do Futuro
Tem como objetivo debater as transformações atuais e tendências propondo melhorias e soluções para as universidades brasileiras. Nele estarão presentes reitores e diretores de grandes instituições de ensino de todo o país, além de outros atores representativos das instituições de ensino como empresários, professores e os próprios alunos. O espaço, uma parceria da UNICEF, do Lifelong Kindergarden Group e do MIT Media Lab, e entre as atividades de destaque estão:
Aprendizagem Criativa – A palestra irá demonstrar na prática como pessoas de qualquer idade podem aprender a partir da sua interação com o mundo, enfatizando o uso da tecnologia para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e de outros aspectos humanos tão importantes na sociedade moderna.
Scratch com Turma da Mônica – Ensinar linguagem de programação para crianças e jovens é um desafio que com o Scratch pode ser feito de maneira intuitiva e muito divertida. O Scratch é um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, com fins educacionais, apresentando possibilidades de aprendizagem, sendo um propulsor a criações através da linguagem de programação, criação de jogos e animações, despertando o raciocínio lógico, resoluções de problemas, colaboração e a criatividade, inovando a aprendizagem, através da combinação de fotos, desenhos, sons e muita Animação. E tudo isso integrando as atividades ao contexto que o professor desejar e agora com os sprites da Turma da Mônica, ficou ainda mais divertido.
Desvendando o Cubo Mágico – O participante irá aprender a resolver o cubo mágico pelo método das camadas.
Oficina de Construção e Lançamento de Foguetes – Utilizando materiais reciclados, os participantes irão aprender sobre o funcionamento e estrutura de um foguete e construir o seu próprio. Depois da construção, será realizado o lançamento e descobriremos qual foguete viajará para mais longe!
AÇÃO MCTIC: Troque seu equipamento por um ingresso
Em parceria com a Campus Party, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), está com um estande exclusivo na Open Campus oferecendo 200 ingressos por dia para quem entregar o seu equipamento antigo: seja um notebook, CPU ou monitor (o ingresso dá ao campuseiro o direito de entrar e credenciar um computador na Arena, para usar a Internet nas bancadas). O transporte de todo o material recolhido é de responsabilidade do próprio Centro de Recondicionamento de Computadores.
ARENA DE DRONES
Demonstração de Drones ao Público: Voos de drones de diversos tipos, pilotados pela equipe do Mirante Lab e colaboradores, demonstrando as possibilidades e atividades que seguem ao longo do dia (Warm-up).
Batalha de Drones: Uma competição aberta a qualquer pessoa com 10 anos ou mais de idade, selecionados de acordo com gincanas promovidas no local. Os participantes são submetidos a diversos desafios e os melhores se enfrentam no final. Ganha aquele que derrubar o drone do adversário primeiro (“Dois drones entram, um drone sai”).
SIMULADORES
Todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da Campus. Entre os destaques desse ano está o Cockpit Extreme e Premium, o mais realista simulador de corrida do mercado. Nele, os participantes poderão acelerar supercarros esportivos a mais de 300km/h e sentir todas as sensações de uma corrida real.
STARTUP & MAKERS
O programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party que já ajudou mais de mil startups, se tornou uma verdadeira plataforma para empresas com potencial de crescimento. Com um modelo único que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, o programa selecionou para essa edição 40 startups em dois estágios: Early Stage (embrionária) e Growth Stage (mais avançada). Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia.
CAMPUS FUTURE
Mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centros de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes se divertem com as “engenhocas” e podem experimentar os protótipos criados pelos estudantes.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal