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Até 12 de junho

Campanha do Banco de Brasília (BRB) recolhe resíduos eletroeletrônicos

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O Banco de Brasília (BRB) promove, a partir desta quinta-feira (1º), pelo sexto ano consecutivo, campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa faz parte de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Neste ano, a campanha ocorrerá de 1º a 12 de junho e é aberta a todos que queiram fazer o descarte desse tipo de material, sejam empregados do banco, clientes ou pessoas da comunidade.

“É uma ação que, além de estabelecer a correta destinação dos resíduos eletroeletrônicos, promove também o desenvolvimento econômico e sustentável”, destaca a gerente de Sustentabilidade do BRB, Leila Republicano.

Ela explica que a reciclagem do material recolhido cria emprego e renda para os trabalhadores envolvidos nessa atividade. “Por isso, aproveitem o final de semana para separar os objetos que são o foco da campanha”, sugere.

Leila ressalta ainda que essa é uma boa oportunidade para a população, uma vez que os pontos permanentes de descarte são escassos. “A cada ano, arrecadamos quantidade surpreendente de materiais. No ano passado, a campanha recebeu 1,9 mil quilos de resíduos”.

Pontos de coleta dos resíduos

Para receber as doações, uma unidade móvel da Estação de Metarreciclagem ficará em frente ao Edifício Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco E), nesta quinta (1º) e na sexta-feira (2). Nos demais dias, estará disponível no local uma caixa coletora.

Ampliada neste ano, a campanha distribuirá caixas coletoras, com um banner sinalizador, em outras quatro unidades do banco: nas agências Taguatinga Centro, Planaltina, Ceilândia Centro e Gama. Todo o material arrecadado será coletado pela organização não governamental (ONG) Programando o Futuro, parceira da iniciativa.

Materiais que podem ser descartados durante a coleta

Computadores
Microcomputadores, monitores (tubo, LCD, plasma), notebooks, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressoras, estabilizadores, no-breaks, tonners e cartuchos de impressoras.

Portáteis
MP3 player, calculadora e agenda eletrônica.

Câmeras
Fotográfica e filmadora.

Televisores
TVs de tubo de imagem, LED e plasma.

Mídias de armazenamento
CD, DVD e HDs interno e externo.

Eletroeletrônicos
Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno de microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo, liquidificador, batedeira e furadeira.

Aparelhos telefônicos
Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.

Resíduos eletrônicos
Baterias de notebooks, baterias de no-breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raios x, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptadores de energia e painéis eletrônicos.

ONG Programando o Futuro

Esta campanha do BRB é feita em parceria com a ONG Programando o Futuro, que desenvolve metodologia de recondicionamento de computadores em desuso.

O trabalho da entidade consiste em coleta de equipamentos usados para reutilização, capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social em oficinas de formação técnica. Parte dos materiais é doada para iniciativas de inclusão digital, como escolas, bibliotecas públicas e telecentros.

Campanha do BRB para arrecadação de resíduos eletroeletrônicos

De 1º a 12 de junho

Pontos de coleta:

  • No Edifício Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco E)

E nas agências:

  • Ceilândia Centro (CNM 1, Bloco B)
  • Gama (AE, EQ 27/36, Lado Oeste, Setor Central)
  • Planaltina (SHD, Bloco J/A)
  • Taguatinga Centro (C8, Lotes 13, 14, 29 e 30)
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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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