Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Até 14 de junho

Câmara Legislativa expõe obras de Antônio Eustáquio, pintor naïf

Publicado

Foto/Imagem: Silvio Abdon/CLDF
Marco Túlio Lustosa de Alencar

Com obras no acervo de importantes coleções de arte naïf – palavra francesa que significa “ingênuo”, relacionada à produção de artistas autodidatas – e com uma trajetória que inclui participação na consagrada Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo, o artista Antônio Eustáquio está em cartaz, na Câmara Legislativa do DF.

São mais de 40 trabalhos, de tamanhos variados, que apresentam as duas principais vertentes do pintor, entre o ingênuo e o imaginário. O artista tem predileção por temas religiosos, atrelados ao imaginário popular. Também há trabalhos nos quais ele deixa a inspiração fluir – que se inclui na classificação de outsider art, mas onde a figuração também é uma constante. Ligando as duas, as cores fortes que aparecem como uma marca.

A obra do artista já recebeu o reconhecimento de críticos e artistas renomados, como é o caso de Carlos Bracher, que o reconhece como possuidor de um “inato talento”. Para o professor Augusto Luitgards, curador da exposição, ele consegue manter, nas duas vertentes, “a originalidade, que distingue os bons artistas”.

Trajetória – Nascido em Raul Soares (MG), Antônio Eustáquio de Jesus foi criado em Mariana, onde teve contato com variados estilos. Desde cedo, convivia com a arte local. Em meados da década de 1980, mudou-se para o litoral capixaba, onde ensaiou trabalhos com o uso de materiais recolhidos do litoral. Retornou a Minas Gerais, passando a viver em Belo Horizonte, onde começou a pintar e voltou a conviver com artistas. Atualmente, reside no DF.

Já expôs, entre outros, na Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG); no Sesc – Belo Horizonte; no Casarão Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, em Sete Lagoas (MG) e integrou coletiva na Casa Thomas Jefferson, em Brasília. Agora, traz à CLDF “Sem medo de se expressar – a arte inquieta de Antônio Eustáquio”, que será aberta hoje, às 19 horas, e permanece até o dia 14 de junho próximo.

Consolidação – A mostra é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que comemora a consolidação do foyer do plenário da Casa, como um espaço cultural. “Diversos eventos artísticos e culturais vêm sendo realizados no local e o número de solicitações para ocupá-lo só aumenta”, comenta a presidente do colegiado, Jane Marrocos.

Nos últimos anos, o espaço recebeu importantes exposições de artistas como Athos Bulcão, Galeno e Rubem Valentim, além de mostras históricas como a recém-encerrada “Construtores de Brasília 1759-1960”, concebida pelo Sesc – Distrito Federal, em homenagem aos 55 anos da Capital.

Sem medo de se expressar – a arte inquieta de Antônio Eustáquio

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 14 de junho
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada franca

Publicidade

De graça

Inscrições para a oficina Design em Rede continuam até o dia 20 de junho

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Reprodução/Raruti

A oficina Design em Rede continua com inscrições gratuitas para a sua 1ª edição, até o dia 20 de junho. O projeto acontece de forma on-line entre os dias 22 de junho e 27 de julho. Ao longo de seis semanas serão disponibilizados 10 vídeos com bate papos mediados pela designer Cristiane Dias com designers brasilienses ou que desenvolvem suas criações no Distrito Federal, além de professores e pesquisadores da área. Os vídeos podem ser acessados de forma gratuita pelo YouTube da Raruti Comunicação e Design, empresa que desde 2004 trabalha em projetos ligados à economia criativa. Para inscrever-se, clique aqui.

A iniciativa é viabilizada pelo FAC/DF e se propõe a fortalecer e ampliar a rede do design no DF, fomentando o mercado da economia criativa e trazendo os temas da criação, produção e comercialização de produtos por meio de encontros virtuais com especialistas em áreas interdisciplinares como antropologia do consumo, patrimônio cultural, inovação, mercado e sustentabilidade. É voltada a pessoas interessadas em design, artesanato, arte e cultura.

Entre os convidados estão Alessandra Mourão, arquiteta e empresária da Moou_BsB, Edson Coutinho, especialista em tendências, Eduardo Borém, músico e designer, Flavia Amadeu, empresária e designer de Joias Orgânicas, Evandro Perotto, professor do curso de design da UnB, Frederico Hudson, professor do IFB campus Samambaia, Hugo Costa Gripa, designer e pesquisador sobre Antropologia do Consumo, Marco Aurélio Lobo Junior, professor de design gráfico do IESB e Raquel Chaves, designer e idealizadora do Mapa Design Brasília.

Continuar lendo

Participe

Mestres da Torre: projeto oferece oficinas on-line e gratuitas de artesanato

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

A Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília está com um projeto super bacana, apresentado pelas suas artesãs, intitulado Mestres da Torre, com oficinas on-line, utilizando artesanato com matérias primas naturais, que são produzidas por esses artistas.

As artesãs contam um pouco das suas histórias e ensinam, por meio de vídeos no canal, a confeccionar lindas peças que podem servir para decoração, presentear pessoas queridas, e até mesmo para vender, tornando-se uma nova fonte de renda.

Segundo o diretor e idealizador do projeto, Rubens Aguilar, o objetivo é incentivar a valorização do patrimônio cultural da nossa cidade.

Interessados podem participar gratuitamente das Oficinas, se inscrevendo no YouTube/feiradatorredetv. Os vídeos ficarão disponíveis por um ano no canal. O trabalho dos artesãos também pode ser acompanhado pelo Instagram.

Oficinas disponíveis

– Oficina fibras naturais
Artesã Joana Maria
Cestos de Palha

– Oficina arranjos com flores do cerrado
Artesã Lira Nascimento
Flores do Cerrado Desidratadas

– Artigos de capim dourado
Artesã Maria de Lourdes
Decoração e bijuteria com capim dourado

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense