Curta nossa página

Aniversário

Calendário especial para comemorar os 31 anos do Jardim Botânico

Publicado

Foto/Imagem:


A história de vida do professor de geografia Augusto César Alencar Soares, de 51 anos, mistura-se à do Jardim Botânico de Brasília. Ele começou a trabalhar ali apenas 19 dias depois da inauguração em 8 de março de 1985. “Mesmo que eu não tivesse vindo, já tinha na veia essa vocação de ser professor e de atuar com o meio ambiente”, conta. Na semana de aniversário, de terça-feira (8) a domingo (13), o local terá diversas atrações para comemorar os 31 anos.

No início, por ter apenas o ensino médio, Soares ficava na área administrativa. “Quando viemos não tinha nada aqui, nem o Centro de Visitantes.” Em meados de 1986, foi colocada uma Kombi com painéis que falavam um pouco sobre a história do Jardim Botânico e a importância da botânica. “Fui chamado para recepcionar, me empolguei nisso e prestei vestibular para biologia na UnB [Universidade de Brasília], mas não fui chamado.” Na mesma época, ele passou para geografia no Centro Universitário de Brasília, onde graduou-se.

Hoje, o professor é um dos servidores que recebe e guia os grupos de 10 a 45 pessoas na visitação orientada. Para descontrair, os instrutores têm apelidos — Soares é conhecido como César Sucupira. O agendamento das visitas guiadas deve ser feito pelo telefone 3366-3831. Às terças e quartas, o serviço é voltado a alunos de escolas públicas ou particulares; nas quintas e sextas, a públicos diversos.

Programação
Atualmente os visitantes podem percorrer trilhas, fazer piqueniques, pedalar e frequentar espaços como o Centro de Visitantes, o orquidário, o cactário, a Biblioteca da Natureza, o teatro de arena, os jardins temáticos, o restaurante, a casa de chá e o Centro de Excelência do Cerrado — ambiente de 1.622 metros quadrados destinado a estudos científicos sobre conservação e valorização do bioma típico do Centro-Oeste. Nos fins de semana, o público do Jardim Botânico chega a 3 mil pessoas.

Quem for ao local na próxima semana, a partir de terça-feira, poderá aproveitar o calendário especial. Haverá exposição de borboletas, tai chi chuan e demonstração de chá terapêutico. No Centro de Excelência do Cerrado, ocorrerá uma homenagem ao Dia da Mulher, com duas exposições, uma de telas e escultura da artista plástica Loreni Schenkel e outra de livros de diversos autores. Mais atrações são oficinas de reciclagem de filtros de papel e de cultivo de orquídea e uma mostra dessas flores.

História
Vinculado atualmente à Secretaria do Meio Ambiente, o Jardim Botânico já estava previsto no plano da construção de Brasília. Inicialmente, de acordo com Soares, ele foi pensado para ficar na área em que hoje é o Setor Militar Urbano, mas, por falta de água — como córregos ou nascentes —, o projeto não foi colocado em prática. Em 1976, a comissão que estudava a criação do espaço relatou que a área adequada seria a da Estação Florestal Cabeça de Veado, administrada pela antiga Fundação Zoobotânica do DF e com 526 hectares.

No local funcionava um viveiro de mudas e uma estação de experimentação florestal com pinheiros e eucaliptos, que eram acompanhados por pesquisadores do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “O Jardim Botânico foi criado diferente de todos os outros que existiam no mundo”, afirma o professor Soares. Isso porque normalmente esses jardins são criados para abrigar coleções de plantas, e o da capital federal também teve como objetivo a preservação do bioma em que estava inserido, o Cerrado.

Horário de funcionamento
O Jardim Botânico abre de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, e a entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência são isentos. Nesses mesmos dias, das 6h30 às 8h50, o acesso é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense