Cidades

BRB registra lucro líquido de R$ 70 milhões no 1º trimestre de 2023

em

Divulgação

O Banco BRB alcançou lucro líquido de R$ 70 milhões no primeiro trimestre de 2023, crescimento de 20,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O retorno sobre o patrimônio líquido médio registrado no período foi de 13,1%. O Banco atingiu a marca de R$ 32,2 bilhões de carteira de crédito ampla, aumento de 38,8%.

O desempenho da carteira de crédito do BRB, nos primeiros três meses do ano, apresentou crescimento em diferentes linhas de negócio. No crédito imobiliário, onde o BRB é líder do mercado no DF há 3 anos e já ocupa a 6ª posição no ranking nacional, o Banco alcançou saldo de R$ 7,23 bilhões, aumento de 48,5% em 12 meses. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também no 1T23, saldo de 14,82 bilhões, crescimento de 38% na comparação com 1T22. No crédito rural, o saldo foi de R$ 797 milhões, o que garantiu a liderança ao BRB, por dois anos consecutivos, nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ atingiu crescimento de 78,6% nos últimos 12 meses, alcançando 3,88 bilhões.

Mesmo em um ambiente de juros altos, a concessão de crédito do BRB no trimestre apresentou uma taxa de expansão de 35,3%, na comparação com o 1T22. Destaque para os créditos imobiliário, com aumento de 47%; rural, crescimento de 41%; e à Pessoa Física, que ampliou em 35%.

As receitas de intermediação financeira advindas das operações de crédito no 1T23 totalizaram R$ 1,29 bilhão, o que corresponde a crescimento, em um ano, de 45,6%.

As captações totais chegaram a R$ 36,8 bilhões no 1T23 com crescimento de 13,3% no ano. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 22,8 bilhões e Judiciais, R$ 10,17 bilhões.

No mesmo período do ano, o BRB registrou aumento de 49,5% da base de clientes. O Banco fechou os primeiros três meses do ano com 7 milhões de clientes e presença em mais de 5.200 municípios brasileiros, 93% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.

“O BRB seguiu sua estratégia de modernização, expansão e diversificação dos seus negócios, mantendo a qualidade dos seus ativos de crédito e focado na melhoria do atendimento aos seus clientes. Aumentamos as nossas principais receitas, mantivemos a qualidade dos ativos de crédito, com uma significativa redução na inadimplência, e seguimos nossa estratégia de busca do aumento da eficiência e da rentabilidade. Na comparação com o último trimestre do ano passado, apresentamos um controle significativo das despesas. Isso deve seguir ao longo do ano, principalmente com a melhoria no ambiente de negócios e a redução dos juros no segundo semestre”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Reconhecimento

Pelo terceiro ano consecutivo, o BRB foi vencedor do prêmio Internacional Banking Awards na categoria “Melhor inovação em Banco de Varejo”, concedido pela renomada publicação International Banker. O BRB VISA DUX, cartão de crédito voltado ao segmento de alta renda, também foi eleito, pelo terceiro ano seguido e desde o seu lançamento, o melhor do mercado, segundo os sites especializados Melhores Destinos e Passageiro de Primeira.

+ Digital

Dando prosseguimento à estratégia digital iniciada ainda em 2020, o BRB seguiu avançando e investimento na consolidação de projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados (analytics e big data), segurança cibernética e governança de dados. Essas ações têm permitido o aumento de relacionamento com os clientes e a oferta customizada de produtos serviços financeiros, a partir de uma plataforma digital completa. Atualmente, as transações realizadas nos canais digitais representam 94% das transações totais.

Em seu escritório no Vale do Silício, o BRB trabalha no desenvolvimento SuperApp BRB na busca por melhorar, ainda mais, a experiência do cliente.

ESG

O Banco seguiu com sua agenda ESG, operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal. Desde 2019, foram pagos R$ 1,2 bilhão em benefícios e alcançadas mais de 290 mil pessoas. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidos mais de 177,4 mil beneficiários e movimentados mais de R$ 151,2 milhões para os mais necessitados. Entre os programas sociais do GDF operacionalizados pelo BRB estão Auxílio Creche, Cartão Gás, Renova DF, Prato Cheio, Cartão Material Escolar e DF Social. No total, são 14 programas.

O Banco também foi o responsável por tirar do papel o plano de saúde dos servidores do GDF, onde já foram assistidas mais de 76 mil vidas, realizados 3,7 milhões de exames, 24 mil internações, 108 mil tratamentos e 620 mil consultas.

Defensor do poder transformador do esporte, o Banco segue patrocinando diversas modalidades esportivas, times locais e nacionais de basquete, futebol, vôlei, automobilismo e no tênis.

Na cidade onde nasceu, o BRB também assumiu a gestão de importantes equipamentos públicos como a Torre de TV, cartão postal de Brasília, e o Autódromo Internacional. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai atuar na reforma do Teatro Nacional, símbolo da cultura da capital do País.

O BRB também assumiu a reforma das unidades de atendimento do Na Hora, que concentram a prestação de serviços de diferentes órgãos. Das 7 unidades, 6 já foram entregues reformuladas à população, garantindo melhoria da experiência dos usuários.

Para atuar como banco público patrimônio de Brasília, o Banco investiu em pessoas e realizou concursos públicos, chamando, desde 2019, mais de 1.000 novos empregados para reforço do quadro e expansão nacional.

Projetos estratégicos e parceriras

O 1T23 também foi marcado pelo desenvolvimento de parcerias e a finalização do processo de escolha de parceiro estratégico para a exploração das Loterias no Distrito Federal. O movimento é importante na contribuição para o desenvolvimento da região de origem do BRB e vai contribuir com o financiamento de custeio e investimento de atividades consideradas socialmente relevantes, como a cultura e o esporte.

Meios de pagamento

A base de cartões (crédito + pré-pago) atingiu 1,3 milhão de cartão no 1T23. O faturamento (crédito + pré-pago) chegou a R$ 1, 861 milhão, o que representa aumento de 27%.

A venda de cartões de crédito realizada por meio digital no 1T23 foi de 74.136, representando 59% do total de 125.439 comercializações, e atingindo um crescimento de 215% em relação ao ano anterior.

Patrocínios estratégicos firmados para garantir experiência diferenciada aos clientes, como compra antecipada de grandes shows e espetáculos e condições especiais contribuíram significativamente com o resultado do 1T23 em meios de pagamento.

Seguridade

Em seguros, o BRB seguiu avançando. Destaque para o aumento de 86% em seguro residencial e 28% em seguro automóvel na comparação do 1T23 ante a 1T22.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2023 em queda, saindo de 3,12% para 2%, declínio de 1.12 p.p e abaixo da média de mercado.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 96,7% de participação na carteira em março de 2023.

Basileia

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 14,91%, acima do marco regulatório de 10,5% dos quais R$ 2,29 bilhões no capital nível I e R$ 1,44 no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 3,73 bilhões, crescimento de 36,9% em 12 meses.

Rede de atendimento

O BRB conta com 188 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Alagoas e Paraíba.

Ao número de agências, somam-se 894 correspondentes bancários e 615 ATM próprios, complementados por mais de 24 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile