Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Até 15 de junho

BRB promove campanha para coletar resíduos eletroeletrônicos

Redação

Publicado

brb - banco de brasília
Foto/Imagem: Reprodução/Google Imagens


Segue a gente no
Google News

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Banco de Brasília (BRB) promove novamente a Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos. O objetivo é reforçar a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente e, simultaneamente, oferecer aos empregados, clientes do BRB e à comunidade a oportunidade de descartar os resíduos eletroeletrônicos, de modo adequado e cômodo.

A ação ocorre até 15 de junho, em parceria com a ONG Programando o Futuro. Esta é a 7ª edição da campanha, que alcançou resultados expressivos nos anos anteriores, com arrecadação crescente em cada edição.

Até 08 de junho, das 9h30 às 16h, uma unidade móvel da Estação de Metarreciclagem estará estacionada na rua em frente ao Edifício Brasília, no Setor Bancário Sul. Trata-se de uma van adaptada para realização de atividades de educação ambiental, capacitação em novas tecnologias e coleta adequada de resíduos eletroeletrônicos, que serão armazenados dentro do bagageiro do veículo.

Nos demais dias da campanha, será disponibilizada uma caixa coletora no hall do Edifício Brasília. Neste ano, o BRB ampliou a ação, e será possível entregar os materiais em mais sete unidades: Agências L2 Sul, Guará II, Gama, Ceilândia Sul, Buriti, Sobradinho e Lago Norte. Entre os dias 18 e 21 de junho, a própria ONG recolherá o material arrecadado nas unidades.

Destaca-se que os pontos permanentes de descarte desses resíduos são escassos e pouco divulgados à população, ocasionando o acúmulo em casa ou o descarte indevido. “Essa é uma ação que, além de estabelecer a correta destinação dos resíduos eletroeletrônicos, promove também o desenvolvimento econômico e sustentável, pois a reciclagem do material recolhido gera emprego e renda para os trabalhadores envolvidos nessa atividade. Por isto, convidamos todos a separar os objetos que são o foco da campanha e participar dessa ação”, destaca o Superintendente de Governo do BRB, Márcio Hipólito.

Segue a relação do que pode ser doado:

Categoria Equipamentos/materiais
Computadores Microcomputadores, monitores (tubo, LCD, Plasma), notebooks, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressoras, estabilizadores, no-breaks, tonners e cartuchos de impressoras.
Portáteis MP3 player, calculadora e agenda eletrônica.
Câmeras Televisão de tubo de imagem, LED e Plasma.
Televisores Televisão de tubo de imagem, LED e Plasma.
Mídias de armazenamento CD, DVD e HD’s interno e externo.
Eletroeletrônicos Videocassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno micro-ondas, secador de cabelo, prancha de cabelo, liquidificador, batedeira e furadeira.
Aparelhos telefônicos Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.
Resíduos eletrônicos Baterias de notebooks, baterias de no -breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raio- x, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptadores de energia e painéis eletrônicos.


ONG Programando o Futuro – 
Para a realização da campanha, a exemplo de 2017, foi firmada parceria com a ONG Programando o Futuro, que desenvolve metodologia de recondicionamento de computadores em desuso. O trabalho da entidade integra coleta de equipamentos usados para reutilização, capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social em oficinas de formação técnica, e doação desses computadores para iniciativas de inclusão digital, tais como escolas, bibliotecas públicas, telecentros entre outras. No ano passado, 339 alunos foram capacitados, 22 alunos foram beneficiados nos programas de estágio e 1.890 computadores foram doados.

Para 2018, pretendem processar 1.500 toneladas de resíduos eletrônicos, capacitar 500 alunos, doar 2.000 computadores e gerar 50 vagas de estágio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense