De 3 a 12 de junho
Brasília recebe 29ª edição da Expotchê, maior feira de artigos da região sul
De 3 a 12 de junho, Brasília recebe a 29ª Expotchê, maior feira de artigos do sul realizada fora do Rio Grande do Sul. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), de segunda à sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 25,00 a inteira; e R$12,50 a meia entrada. Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca, e quem estiver pilchado, ou seja, vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, também não paga para entrar.
A feira, realizada anualmente pela Rome Eventos, traz para o brasiliense a experiência de estar mais próximo da cultura e gastronomia gaúcha, conhecendo vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras delícias da região com o clima mais frio do país. Além da possibilidade de compra de artigos de lã e de couro, o público poderá prestigiar shows e atrações culturais regionais. Para este ano, cerca de 250 expositores estarão presentes no evento.
“Para este ano, a programação está super especial, pois será a volta da tradicional Expotchê, depois de dois anos de pandemia. Por isso, nossa campanha para este ano vem com a chamada “Quem tem saudade, vem!”, representando a saudade que temos do público e que o público tem do evento”, conta Rômulo Mendonça, diretor da Rome Feiras, promotora da Expotchê.
A Expotchê acontece em Brasília há 27 anos. Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, e também contrata aproximadamente 40 empresas locais para prestação de serviços.
Agricultura Familiar
Com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo do Governo do Rio Grande do Sul, o público poderá prestigiar estandes com produtos produzidos por pequenos produtores de Agroindústrias e da Agricultura Familiar. Quinze grupos da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul foram selecionados e coordenados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), na ocasião, eles irão proporcionar ao público uma festa de sabores.
Entre os grupos estão: Orgânicos Mariani, Mel Schüller Schwendler, Embutidos Bini, Lácteos Auler, Cachaça Casa Bucco, Casa do Sabor, Cachaça Wille, Vinícola Vista Gaúcha, Agroindústria Agnolin, Queijaria Somacal, Vinícola Baggio, Erva-Mate Amizade, Facas Cuiudo e Cachaçaria Harmonie Schnaps.
Eles trarão queijos temperados, queijos coloniais, parmesão de 6 e de 12 meses, ricota e nata, sucos integrais de uva, laranja, bergamota e abacaxi, sucos de polpas de frutas nativas como guria, pitanga, uvaia além de linguiça colonial, salame colonial, copa italiana, vinhos, espumantes, geleias diversificadas, conservas, chás naturais, biscoitos sem glúten e lactose, cachaça artesanal de alambique, licores, erva mate, cuias, mel, facas, artigos para churrasco, mandolate e própolis.
Os visitantes poderão visitar roteiros turísticos da região, promovidos pela Secretaria de Turismo do Rio Grande Sul, e também prestigiar aulas show com chefs preparando ao vivo pratos da gastronomia típica e a apresentação do Grupo Tholl diariamente no evento.
Programação
Tradicionalmente, a Expotchê conta com o espaço “Tchê Bier”, dedicado aos amantes da cerveja e do chopp. Um dos espaços mais cobiçados do evento, terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante pode passar horas tomando cerveja, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan.
Na Praça do Vinho, o público da Expotchê poderá degustar ainda os vinhos e espumantes especiais da vinícola Garibaldi, de Bento Gonçalves diretamente da Serra Gaúcha. Mais de 50 rótulos estarão à disposição do público para consumo em taças ou em garrafas, a preços especiais, entre eles a linha Moscatel, Vinhos Reserva e Espumantes Chardonnay.
Na “Praça do Pão”, colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, irão preparar as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante o evento. Na “Praça do Chocolate”, uma ilha inteira de chocolates de Gramado será montada, com a tradicional fondue de chocolate com morangos, chocolates em barra, em vários formatos e recheios.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
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