Dia 13
Brasília proíbe PT na Esplanada domingo. Área é para Fora Dilma

Movimentos populares e partidos políticos, a exemplo do PT, que apoiam o governo de Dilma Rousseff, estão proibidos de se manifestar em favor da presidente da República, no domingo, 13, na Esplanada dos Ministérios e áreas próximas – inclusive a Torre de Televisão.
A decisão foi transmitida na noite desta quinta-feira, 10, pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. A partir do Museu da República, a área estará à disposição apenas para os participantes dos movimentos Vem Para a Rua, Brasil Livre, Brasil Futuro, Ocupa Brasília e Limpa Brasil.
Segundo comunicado do Governo de Brasília, esses movimentos, todos eles favoráveis ao impeachment de Dilma, agendaram previamente a ocupação do espaço. Somente na terça-feira, 8, o Partido dos Trabalhadores comunicou a realização de uma manifestação, também na zona central de Brasília, com dia e horários coincidentes. Para evitar confrontos, a Secretaria de Segurança não acatou ao pedido do PT.
A finalidade do evento do PT, de acordo com seus próprios organizadores, é a “defesa da Democracia, do Estado de Direito, bem como para defender a Presidente Dilma e o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
Veja trechos da nota expedida pelo Governo de Brasília:
a) Considerando a maneira como a Constituição Federal disciplina o direito à livre manifestação (artigo 5º, inciso XVI, CF): “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.”;
b) Considerando que os dois grupos se declaram publicamente como antagônicos;
b-1 – que a experiência adquirida em eventos anteriores desta natureza na área central de Brasília preconiza que movimentos divergentes sejam mantidos a pelo menos cinco quilômetros de distância;
b-2 – que o local de concentração escolhido pelos movimentos pró-impeachment é o Museu da República, que está a apenas 1,5 quilômetros de distância da Torre de TV, local da concentração que foi indicado pelo PT;
b-3 – que a Rodoviária do Plano Piloto é o único ponto de acesso de transporte de massa da região central de cidade e
b-4 – que as manifestações pró-impeachment foram agendadas primeiro:
A SSP notificou o Partido dos Trabalhadores sobre a ilegalidade de sua pretensão. Caso seja do interesse do partido, os organizadores podem indicar outro local no território do Distrito Federal para se reunirem.
O planejamento da operação está sendo feito dentro de critérios técnicos, que visam resguardar a segurança dos moradores da cidade – sejam eles manifestantes ou não. A SSP e as forças de segurança do DF trabalham em conjunto para que as manifestações programadas para o próximo dia 13 ocorram dentro da legalidade, garantindo o direito e a segurança de todos.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia