Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Para quem já iniciou a imunização

Brasília inicia aplicação da segunda dose da CoronaVac nesta segunda-feira (8)

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Agência Saúde-DF

A partir desta segunda-feira (8), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal começará a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para os primeiros vacinados da campanha que começou no dia 19 de janeiro. De acordo com o cronograma, a segunda aplicação desta vacina deve ser realizada de 14 a 28 dias, contados a partir da aplicação da dose 1. Até o momento não há confirmação de entrega de nova remessa do Ministério da Saúde, portanto, a pasta não poderá iniciar ainda a vacinação de novos grupos.

Do primeiro dia da vacinação contra a Covid-19, até a última quinta-feira (4), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal imunizou 93.582 pessoas dentro dos grupos prioritários. A secretaria reforça que a segunda dose da vacina está garantida para a população que já iniciou a imunização. Os próximos grupos serão informados antecipadamente ao início de novas etapas da campanha.

O Distrito Federal está em primeiro lugar entre todas as unidades da Federação com relação ao percentual da população vacinada.

Até a noite do dia 4 de fevereiro vacinaram 37.704 idosos com 80 anos ou mais; 53.973 trabalhadores da Saúde; 1.701 pacientes do Nrad, Home Care e pessoas com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência; 109 pessoas com deficiência institucionalizados e 95 indígenas.

A Região que mais aplicou vacinas foi a Central – formada pelas asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro -, com 35.909 doses aplicadas. Nas demais regiões os quantitativos foram: Sudoeste (Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Arniqueira, Vicente Pires e Águas Claras): 14.863 doses; Oeste (Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol): 10.620; Centro-Sul (Guará, Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I e II): 10.123; Sul (Gama e Santa Maria): 9.772; Norte (Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina): 7.998; Leste (Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico): 4.297.

A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca começará a ser aplicada em meados de abril.

Grupos prioritários

Idosos com 80 anos ou mais; todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde; profissionais dos hospitais privados; idosos a partir de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento e os cuidadores que atuam nessas instituições; povos indígenas que vivem em terras indígenas; pacientes internados em Home Care (SAD-AC – pacientes de alta complexidade, internados em casa, que são assistidos com suporte de ventilação mecânica), pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – pacientes internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da Secretaria de Saúde); e trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): Resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam APH.

Drive-thru

As unidades de drive-thru localizadas no Pontão do Lago Sul, Iguatemi Shopping, Unieuro (Águas Claras) e Parque da Cidade serão temporariamente desativadas. A reativação deve acontecer quando os idosos começarem a receber a segunda dose do imunizante.

Permanecem em funcionamento os seguintes pontos de vacinação:

Asa Norte
• UBS 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
• UBS 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Cruzeiro
• UBS 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Lago Norte
• UBS 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Lago Sul
• Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21 (vacinação também por drive-thru)

Candangolândia
• UBS 1 Candangolândia, EQR 5/7, Área Especial 1

Guará
• UBS 1 Guará, QE 6, Lote C, Área especial S/N, Guará 1
• UBS 2 Guará, QE 23, Lote C, Área Especial S/N, Guará 2 (vacinação também por drive-thru)
• UBS 3 Guará, QE 38, Área Especial S/N, Guará 2
• UBS 4 Guará, QELC, EQ 2/3, Conjunto Lucio Costa

Estrutural
• UBS 1 Estrutural, AE 1, Setor Central

Núcleo Bandeirante
• UBS 1 Núcleo Bandeirante, 3ª Avenida, Área Especial nº 3

Riacho Fundo
• UBS 1 Riacho Fundo 1, QN 9, Área Especial 11 (vacinação também por drive-thru)

Riacho Fundo 2
• UBS 1 Riacho Fundo 2, QC 6, Conjunto 16, Área Especial, Lote 1
• UBS 2 Riacho Fundo 2, QC 1, Conjunto 10, Lote 1, Riacho Fundo 2

Brazlândia
• UBS 1 Brazlândia, EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Ceilândia
• UBS 5 Ceilândia, QNM 16, Módulo F, Ceilândia Norte (vacinação também por drive-thru)
• UBS 7 Ceilândia, EQNO 10, AE D/E, Setor O
• UBS 16 Ceilândia, SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2
• UBS 17 Ceilândia, QNP 16/20, Setor P Sul

Gama
• UBS 1 Gama, Entrequadra 6/12, Área Especial, Setor Sul
• UBS 3 Gama, E/Q 3/5, Área Especial, Setor leste
• UBS 5 Gama, Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Santa Maria
• Colégio Paloma, QR 207/307, Conjunto T, Área Especial
• UBS 2, Santa Maria, EQ 217/317, Área Especial, Lote E

Jardim Botânico
• Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico, DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral (vacinação exclusiva por drive-thru)

Itapoã
• Quadra Poliesportiva do Itapoã (ao lado da UBS 2 Itapoã), Quadra 61, Área Especial Del Lago

São Sebastião
• Caic Unesco, Quadra 5, Conjunto A, Área Especial, Centro

Paranoá
• Quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, Praça Central S/N, Lt. 1

Planaltina
• Jardim de Infância Casa da Vivência Avenida, NS01, Área Especial 9, SRL Planaltina
• UBS 5 de Planaltina, Arapoanga – Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial (vacinação também por drive-thru)

Sobradinho
• UBS 1 de Sobradinho I, Quadra 14, Área Especial 22/23 (vacinação também por drive-thru)
• UBS 2 de Sobradinho II, Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho (vacinação também por drive-thru)

Recanto das Emas
• UBS 3, QD 104/105, Área Especial

Samambaia
• UBS 2 Samambaia, QS 611, AE 2

Taguatinga
• UBS 1 Taguatinga, QNG, AE 18/19
• UBS 5 Taguatinga, Setor D Sul, AE 23

Publicidade
Comments

Decreto Nº 41.869

GDF libera funcionamento de escolas e academias a partir desta segunda (8)

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação/Smart Fit

Escolas particulares e academias de ginástica podem retomar as atividades a partir desta segunda-feira (8), no Distrito Federal, desde que atendam com rigor todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. É o que determina decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (5).

No mesmo documento, o chefe do Executivo local torna mais severas as punições aos comerciantes que provocarem aglomerações e/ou descumprirem as restrições impostas, inclusive com a suspensão das atividades no caso de desobediência grave. Serão multados os cidadãos que não acatarem as regras.

O decreto foi editado depois da criação de 102 novos leitos de UTI em apenas uma semana, com previsão da criação de mais 119 leitos até dia 12 de março e a construção de três novos hospitais de campanha. “Ainda não há conforto na oferta de leitos de UTI para Covid-19; continuamos em estado de alerta, mas já é possível começar a flexibilizar o fechamento”, afirma o governador.

Ibaneis ressalta que a flexibilização no fechamento das atividades econômicas não significa que as pessoas possam relaxar diante da ameaça do vírus. “O novo decreto é uma demonstração de confiança na nossa gente. É preciso que a população seja responsável e cada um deve cuidar de se preservar e não aglomerar, usar máscaras e lavar as mãos sempre”, alerta.

Ele lembra que as escolas já têm protocolos rígidos, inclusive com a alternância de turmas a cada semana entre o ensino presencial e a distância. O mesmo se aplica às academias, que terão de cumprir todos os requisitos de segurança sanitária, que são importantes para a manutenção da saúde física e mental.

“As escolas terão que cumprir todos os requisitos sanitários nesta reabertura, assim como as academias, que serão abertas para atividades individuais. Os esportes coletivos continuam proibidos”, explica o governador.

Segundo o novo decreto, está autorizado o funcionamento de “atividades educacionais em todas as creches, escolas, universidades e faculdades de ensino privado”. O mesmo se aplica às “academias de esporte de todas as modalidades, ficando proibida a realização de qualquer tipo de aula coletiva”.

Punição mais rígida

O decreto também aplica punições mais rígidas no caso de desobediência, ao autorizar o DF Legal a “promover, total ou parcialmente, a interdição imediata de atividades econômicas e estabelecimentos que descumpram as restrições impostas neste decreto, ou nos regulamentos que prorrogam as restrições aqui impostas, pelo prazo de até 60 dias, na hipótese de constatar, concretamente, em auto de infração motivado, a aglomeração de pessoas nas dependências do estabelecimento fiscalizado ou descumprimento grave das medidas de proteção contra a disseminação do novo coronavírus”.

Outro destaque é a imposição de multa cumulativa de até R$ 20 mil, de acordo com a gravidade da situação. No caso de aglomerações irregulares, poderá ser aplicada multa individualizada de até R$ 1 mil por pessoa que estiver participando do evento ou reunião.

Continuar lendo

Agende a sua

Quase 150 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid no Distrito Federal

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A vacinação para os idosos a partir de 75 anos começou nesta quinta-feira (4) nos 42 pontos de vacinação. Foram vacinadas 5.620 pessoas com a primeira dose e 1.841 com a segunda dose. Ao longo da campanha, que começou no dia 19 de janeiro, 149.851 integrantes do grupo prioritário já foram imunizados com a primeira dose e 55.986 com a segunda dose.

Para ser vacinado, o cidadão que faz parte do público-alvo deve agendar data, horário e local pelo site vacina.saude.df.gov.br, ou pelo Disque Saúde 160, opção 6. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 9.364 pessoas na faixa etária de 75 anos e quem tem idade superior.

Os 13 pontos de drive-thru atenderão exclusivamente quem agendou pelos dois canais. Já as unidades básicas de saúde (UBSs) atenderão aqueles que agendaram e por demanda, porta aberta. Dessa forma, nas UBSs é possível receber a vacina sem agendamento, porém a orientação da Secretaria de Saúde é que o atendimento seja marcado para evitar filas e aglomerações.

Vacinação no sábado

Neste sábado (6), estarão funcionando três pontos de drive-thru:

  • Estacionamento 13 – Parque da Cidade
  • Shopping Iguatemi – Lago Norte
  • Unieuro – Águas Claras

A medida, segundo a Secretaria de Saúde, é para as pessoas que têm alguma dificuldade em ir aos postos durante a semana.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense