Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Paraná

Brasil registra mais um caso de H1N2, vírus com potencial pandêmico

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Shutterstock


A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná confirmou um segundo caso de H1N2, subtipo do vírus causador da gripe (Influenza A). Este é o terceiro caso no Brasil do H1N2, que é transmitido de porcos para humanos e tem potencial pandêmico. O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde, que vai comunicar a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A paciente infectada é uma menina de 4 anos que reside na área rural de Rebouças, no Centro-Sul do estado. O primeiro caso de H1N2 no Paraná foi detectado em abril, em uma mulher de 22 anos de Ibiporã, no Norte do estado, que se recuperou sem maiores consequências. Na ocasião, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considerou o caso como uma nova variante do vírus Influenza. Antes, apenas um caso havia sido notificado no Brasil, em 2016. Em 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu alerta de 26 casos de H1N2 no mundo, a maioria de quadros leves.

A criança infectada com o vírus H1N2 está sendo monitorada e passa bem. Ela deu entrada no Hospital Darcy Vargas no dia 16 de novembro com sintomas de gripe: febre, coriza, dor de cabeça, dispneia e desconforto respiratório. A primeira amostra coletada para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen) detectou o vírus como Influenza A. Na sequência, a amostra foi encaminhada ao laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro, onde o sequenciamento de genoma confirmou que o vírus é do subtipo H1N2.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense