Serum Institute of India
Bolsonaro envia carta à Índia pedindo rapidez no envio de doses de vacina

O presidente Jair Bolsonaro enviou enviou nesta sexta-feira (8) uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na qual solicita urgência no envio para o Brasil das doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca produzidas na Índia, segundo informou o governo federal.
“O imunizante está sendo produzido no Serum Institute of India e deverá integrar de forma imediata a implementação do nosso Programa Nacional de Imunização”, informaram em nota conjunta a Secretaria de Comunicação da Presidência e o Ministério da Saúde. Neste momento, o laboratório indiano fornecerá 2 milhões de doses da vacina.
Na carta, Bolsonaro também agradeceu a Índia pela liberação das exportações dos insumos farmacêuticos produzidos naquele país, “de extrema relevância para o abastecimento do mercado brasileiro”, de acordo com a nota.
O Ministério da Saúde quer começar a imunização, no cenário mais otimista, a partir de 20 de janeiro. Além da vacina da AstraZeneca, o governo federal também aguarda aprovação da Anvisa da CoronaVac, da chinesa Sinovac.
O pedido de urgência para a importação das doses da Índia ocorre após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter informado que vai ocorrer um atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvida pela AstraZeneca. Até o fim do ano, o governo federal espera contar com mais de 200 milhões de doses do imunizante produzidos pela Fiocruz.
A vacina da Sinovac está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A expectativa do governo brasileiro é comprar 100 milhões de doses da CoronaVac.

-
Se liga, cidadão!
Escorpiões: atenção redobrada ajuda a evitar acidentes em casa
-
Créditos do programa
Nota Legal 2025: prazo para indicação de conta bancária para resgate vai até 04/07
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2874 pode pagar prêmio de 61 milhões nesta terça-feira (10)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Segunda, 09 de junho
Semana começa com 893 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Ação o ano inteiro
Esforços do GDF refletem na redução de mais de 95% dos casos de dengue
-
#VacinaDF
Jovens de 15 a 19 anos têm até este sábado (14) para se vacinar contra HPV
-
Nesta terça-feira, 17
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 110 milhões