Exposição de Augusto Corrêa
“Bolhas 3: Uma Viagem Espacial” chega ao Centro Cultural TCU

A trajetória de Augusto Corrêa transcende o universo da arte e reafirma a importância da inclusão social de pessoas com necessidades especiais. O Brasil possui hoje mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, algo em torno de 15% da população, cujo acesso à cultura, informação e educação de qualidade é ainda predominantemente restrito.
Augusto sempre foi apresentado a todo tipo de atividade para ser estimulado. O jovem pratica equoterapia e natação, é faixa marrom de judô, mergulha em alto mar e aprende música e violão. Nesta gama de modalidades esportivas e culturais, tem na pintura uma forte voz. Nas telas, aciona a linguagem visual que transcende a fala ao incitar abordagens sobre sua relação com a arte através das cores.
Augusto Corrêa apresenta a exposição “Bolhas 3: Uma Viagem Espacial” no Centro Cultural TCU de 26 de setembro a 5 de outubro, com entrada franca. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9 às 19 horas e das 14h às 18h, nos sábados. Visitas orientadas podem ser agendadas via (61) 3527-5221.
Sobre o artista
Na Copa do Mundo do Brasil, Augusto Corrêa foi convidado pela FIFA e se tornou o primeiro jovem com Síndrome de Down a ser porta-bandeira do evento, no jogo Colômbia x Costa do Marfim, realizado no Estádio Mané Garrincha em Brasília.
Desde pequeno, sem que ninguém o tivesse estimulado, começou a pintar pequenas bolinhas e dar a elas coloridos muito interessantes. Aos poucos evoluiu e os desenhos se transformaram em uma linguagem visual. Com um acervo interessante, fez sua primeira exposição “Bolhas” em 2015, no Senado Federal por ocasião das comemorações do dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Empolgado, dedicou-se ainda mais à pintura e no ano seguinte, em 2016, voltou a expor no Senado Federal, com o tema “Bolhas 2: Uma Viagem ao Fundo do Mar”.
Augusto Corrêa evolui agora para uma nova etapa com uma pintura viva e multicolorida. Já próximo da comunicação digital, ele convida a todos para uma viagem pelo mundo da cor e dos movimentos na nova exposição.
Centro Cultural TCU
Localizado no Instituto Serzedelo Corrêa, Escola Superior do TCU, o Centro Cultural TCU promove as ações culturais do TCU. Estas ações oferecem a estudantes e ao grande público importantes oportunidades de acesso à história, à arte e a outras manifestações culturais, em alinhamento com a pauta positiva estabelecida pela gestão do TCU.
As atividades culturais realizadas no Centro Cultural TCU são atendidas pelo Programa Educativo do TCU, um projeto que visa assistir a grupos e escolas que utilizam conteúdo desenvolvido especificamente para cada exposição.
Com a realização de visitas mediadas por arte-educadores e em suas demais atividades, como oficinas e workshops, o Programa Educativo do TCU contribui diretamente para a visão crítica e a formação cidadã de estudantes das redes pública e privada de ensino.
A exposição “Bolhas 3: Uma Viagem Espacial” une o público de todas as idades. O Programa Educativo do Centro Cultural TCU proporciona acessibilidade a estudantes de ensino fundamental e médio. As escolas podem agendar visitas orientadas com mediadores.
Aliar economia criativa, bens e serviços culturais, além de promover a igualdade são nobres benefícios à sociedade e aproximam a população das artes visuais sob a peculiar ótica da Síndrome de Down.
Exposição “Bolhas 3: Uma Viagem Espacial”
- Local: Centro Cultural TCU
- Data: 26 de setembro a 5 de outubro de 2019
- Horário: das 9h às 19h (segunda a sexta-feira) e das 14h às 18h (sábados)
- Informações e visitas orientadas: (61) 3527-5221

Nesta segunda (21)
Menos é Mais e outros artistas fecham shows dos 65 anos de Brasília

A música brasiliense dará o tom da festa em comemoração ao aniversário da capital, nesta segunda-feira (21), na Esplanada dos Ministérios. Na exata data em que Brasília completa 65 anos, grandes nomes da cidade, como Menos É Mais, BenzaDeus, e Adriana Samartini prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).
Os shows começam às 14h, com a banda de pagode Doze por Oito. Às 15h10, a roda de samba continua, com a energia do BenzaDeus. Às 16h20, é a hora do axé de Adriana Samartini. Fechando a primeira parte, às 17h30, o forró de Leon Correia fará todo mundo dançar agarradinho.
Uma das atrações mais esperadas, o grupo Menos é Mais — nome brasiliense de maior sucesso na atualidade — sobe ao palco às 19h. No repertório, clássicos do pagode, como Melhor eu Ir e Ligando os Fatos, se unem aos hits da banda, a exemplo de Coração Partido, Lapada Dela e Vai me Dando Corda.
Além dos artistas de Brasília, a festa terá ainda representantes de um dos gêneros favoritos dos brasilienses: o sertanejo. Às 21h20, quem se apresenta é a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. O encerramento ficará por conta de Zé Neto & Cristiano, donos dos sucessos Notificação Preferida, Barulho do Foguete e Largado às Traças.
Mais atrações
A fé também terá espaço na programação desta segunda-feira (21). Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.
Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.
Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas.
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial

O evento mais doce do ano está prestes a encantar Brasília! Até o dia 20 de abril, o Alameda Shopping promove sua tradicional Feira de Páscoa, na Praça de Eventos, trazendo uma seleção irresistível de delícias artesanais, chocolates finos, ovos decorados, presentes temáticos e muito mais para toda a família.
Pensada para quem quer celebrar a Páscoa com afeto, sabor e criatividade, a feira do Alameda Shopping reúne expositores locais e marcas renomadas. O público poderá encontrar desde clássicos ovos de chocolate até opções gourmet— tudo em um só lugar.
Além das compras, o Alameda Shopping preparou um calendário de atividades para divertir os pequenos. No dia 19 de abril, a criançada será convidada a embarcar em uma brincadeira cheia de encanto e sabor, com oficinas e interações lúdicas que prometem transformar o shopping em um verdadeiro mundo mágico da Páscoa.
E para encerrar a programação, ainda no dia 19, acontece a esperada Caça ao Ninho, uma aventura divertida em que as crianças seguem pistas e desafios até encontrar os tão desejados ovos de Páscoa. Ao todo, 350 crianças serão atendidas na data festiva. A atividade já virou tradição no shopping e promete momentos inesquecíveis para toda a família.
Horários de funcionamento – Semana Santa
18 de abril (Sexta-feira Santa)
– Lojas fechadas
– Praça de Alimentação aberta das 11h às 18h
21 de abril (Tiradentes – segunda-feira)
– Funcionamento normal: das 9h às 21h
-
Dr. Ricardo Ferreira
Doença de Chagas: como ela afeta a saúde do coração e pode até matar
-
3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo