Curta nossa página

Dermatologista Ricardo Fenelon

Baixa umidade do ar pode trazer problemas para pele

Publicado

Foto/Imagem: Shutterstock


As noites estão mais frias e durante o dia o sol não perdoa. Mesmo que com alguns sinais de chuva nos últimos dias, já é possível sentir os efeitos da seca. Em algumas regiões do país, como Brasília, a estação é marcada não só pelas baixas temperaturas, mas também pela queda da umidade no ar. Nesse período, há uma série de cuidados que podem ajudar a combater os problemas de pele.



Normalmente os lábios racham, a pele fica ressecada e descamando, os olhos ficam secos e vermelhos e o nariz sangra. Em casos mais avançados pode chegar a apresentar coceiras, vermelhidão e manifestações alérgicas. “Evitar que a pele desidrate é a principal dica. Por isso, lembre-se que a água que chega à superfície da pele e a mantém hidratada vem das camadas mais profundas”, ressalta o dermatologista Ricardo Fenelon.

Dicas para manter a pele hidratada:

1 – O banho deve ser rápido, para evitar o ressecamento da pele. A temperatura da água deve oscilar entre fria e morna.

2 – Os sabonetes contribuem para o ressecamento da pele. O uso deve ser restrito aos pés, axilas e partes íntimas.

3 – Ainda no banho, evite esfregar o corpo. Dispense o uso de buchas ou outros materiais que provoquem atrito com a pele.

4 – Após o banho, aplique hidratante em todo o corpo. Se não houver acesso a produtos industrializados, óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina surtem os mesmos resultados.

5 – Os idosos devem passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada.

6 – Importante: ingerir bastante líquido. A hidratação da pele começa de dentro para fora.

Atualizado em 15/08/2018 – 12:45.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana