Curta nossa página

Vibrio cholerae

Bactéria parente da cólera é detectada em córrego próximo ao aeroporto

Publicado

Foto/Imagem:


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal detectou a bactéria Vibrio cholerae – espécie que pode causar cólera – pelo menos três vezes entre setembro e dezembro em um córrego próximo ao Aeroporto. Relatórios obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o mesmo tipo de bactéria foi encontrado outras 16 vezes em estações de tratamento de esgoto.

Após as análises, foi verificado que o tipo da bactéria não é uma das responsáveis por produzir a toxina que transmite a cólera – que provoca diarreia, vômitos e desidratação intensa.

De acordo com a infectologista Eliana Bicudo, do Hospital Santa Luzia, o micro-organismo pode causar infecção intestinal em quem consome a água. “Se for um bebezinho ou um idoso, a pessoa pode até morrer. Nos extremos da vida, a infecção intestinal é sempre um mistério.”

A especialista diz que não se surpreende em encontrar a Vibrio cholerae em dejetos. “É esperado encontrar a bactéria em estações de esgoto, mas em córregos, isso sugere contaminação de esgoto nessa água”, continuou a infectologista.

A Secretaria de Saúde informou que a bactéria pode ser encontrada “em qualquer lugar do meio ambiente” e que monitora a presença do micro-organismo desde 2013. De acordo com a pasta, em 2015 foram coletadas 65 amostras e só em uma foi identificada a bactéria capaz de produzir a toxina que transmite a cólera.

“As áreas de monitoramento no DF abrangem todas as estações de tratamento de esgoto da Caesb (14, ao todo) além do córrego de acesso ao aeroporto. Após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central do DF para análise”, disse a secretaria. O material também é enviado para o Instituto Fiocruz para segunda análise.

Segundo a secretaria, nunca houve registro de cólera em moradores do DF. “Entre 1991 e 2006 foram registrados no DF 21 casos importados. O último caso foi em 2006, de um paciente que veio da África”, informou.

Primeira vez
Em setembro de 2015, foi identificada pela primeira vez a bactéria transmissora do cólera no DF. Ela foi detectada em uma estação de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental na Asa Norte. À época, a Vigilância Epidemiológica emitiu um alerta para hospitais do DF e profissionais de saúde. Os pacientes que chegassem com sintomas da doença deveriam ser isolados e os casos deles passaram a ser notificados.

 

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense