Curta nossa página

Diversão & Arte

Arraiá de Águas Claras acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho

Redação

em

Zé Felipe e Miguel/Jéssica Suellen


A época de comidas típicas e roupas caipiras chegou e com ela a terceira edição do Arraiá de Águas Claras. O festejo acontece no estacionamento do Centro Universitário Uniplan, nos dias 8, 9 e 10 de junho, sempre a partir das 18h. Para entrar, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado às instituições de caridade. Esta é a terceira edição do evento que ano passado recebeu 18 mil pessoas e este ano deve chegar a 35 mil pessoas nos três dias de folia.

E festa junina que se preze, precisa fazer bonito no quesito “comilança”. O Arraiá traz as tradicionais barraquinhas de comida típica com milho, canjica, pastel, maçã do amor, espetinho, pipoca, além dos food trucks como Olivae, Geleia Burguer, Hamburgueria do Cheff, Camarão Truck, Crepe Voyage, Churros do Tio e Angus Truck. Já para os cervejeiros de plantão, a pedida é o festival de chopes artesanais.

A animação fica por conta dos shows de forró e sertanejo do Trio Balançado (sexta-feira – 8/6), da dupla Zé Felipe & Miguel (sábado – 9/6) e de Sérgio Moraes (domingo – 10/6). Para quem gosta de quadrilha, o premiado grupo brasiliense Si Bobiá a Gente Pimba, que encanta pelas coreografias caprichadas e figurinos encantadores, integra a programação do Arraiá em todos os dias de festa. Para criançada, foi reservado um espaço com várias brincadeiras típicas da época como: pau de sebo, pescaria, correio elegante e até mesmo uma quadrilha voltada para os pequenos.

O evento surgiu com o propósito de aproximar a vizinhança de Águas Claras e região, em uma ação de acolhimento dos moradores. “O objetivo do evento é promover o maior Arraiá da cidade voltado para toda família. É cultura popular brasileira para unir pessoas de todas as idades, fortalecendo os laços entre os moradores e frequentadores de Águas Claras”, afirma Ana Paula Leite, idealizadora do Grupo Mães Amigas de Águas Claras e do Arraiá de Águas Claras.

Os artistas

Trio Balançado – Com a clássica formação do forró nordestino zabumba, sanfona e triângulo, levam a essência do autêntico forró, tendo como influência grandes nomes como Luiz Gonzaga (Rei do Baião), Jackson do Pandeiro, Flávio José, Dominguinhos, Trio Nordestino. É alegria certa por onde passa.

Zé Felipe & Miguel – A dupla brasiliense conquistou o público com álbum lançado pela Sony Music. O som sertanejo mais moderno, com uma leitura jovem, coloca todo mundo para dançar. O hit “Faz de conta” em homenagem ao casal mais famoso do momento, Neymar e Bruna Marquezine, ganhou o país.

Sérgio Moraes – O piauiense decidiu seguir seu sonho de carreira solo e lançou duas músicas, a autoral “Tá Difícil Demais” e “Eu tô Solteiro” que teve a participação do cantor Rainner da banda Só pra xamegar. Já gravou com cantores e bandas do cenário nacional como João neto e Frederico, João mineiro e marciano, Gean e Geovane, Calcinha Preta e Calypso.

Si Bobiá a Gente Pimpa – Criado em Samambaia, o grupo tem 25 anos de estrada, sempre valorizando uma arte genuinamente brasileira. Para eles, São João dura o ano inteiro, sempre ensaiando, pesquisando novas coreografias e passos. Já se apresentou em vários estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Sergipe, Ceará e Rio de Janeiro.

Continuar lendo
Publicidade

Diversão & Arte

Fico completa 48 anos revelando grandes nomes da música

em

Publicado por

Reprodução/Google Imagens

Sei que deve haver uma saída / pois a música me diz / que devemos dar sentido à vida / por um mundo, um mundo mais feliz.

Os versos da canção de um dos alunos pede um sentido para a vida em nome de um mundo mais feliz. Na verdade, ela fala muito mais. Invoca as lembranças, os sentimentos, as experiências e as expectativas que vivenciaram. No palco do Festival Interno do Colégio Objetivo (FICO), dão vazão às suas letras, às suas melodias, aos seus arranjos. Fazem da voz e dos instrumentos o canal para o mundo.

Milhões de decibéis, canhões de luzes, imagens, organização e, principalmente, múltiplos talentos respondem à pergunta de como é possível um festival estudantil se firmar de tal forma no meio musical e cultural a ponto de completar 48 anos de existência.

Hiago Vercino e Klisman Vercino, organizadores do FICO.

Em entrevista concedida para o Ao Vivo de Brasília, o cantor Herbert Vianna – revelado no FICO – conta da época do festival e sobre o tédio da púbere Brasília dos anos 70 e 80, que fazia a juventude se reinventar no meio do barro.

“A cada dia, nascia algo novo. Saraus, concertos e bandas de rock. O festival aconteceu por uma iniciativa dos alunos que pediam por arte no colégio, e a música sempre estava em primeiro ou segundo lugar como mais pedida”, relembra o vocalista dos Paralamas.

E como foi sua participação no festival? – Eu peguei o FICO bem no começo, antes de me mudar para o Rio em 77. O festival era bem pequeno, começou no auditório dos fundos do colégio. Na época ganhamos, e isso me incentivou a continuar acreditando na música. Na rua já havia o movimento de bandas da galera mais velha, e eu sempre procurava me enturmar com eles também.

Paralamas veio em seguida? – Sim, me mudei para o Rio e fui fazer o ensino médio em um colégio militar, lá reencontrei o Bi (Ribeiro) que também morava em Brasília e se mudou. Ele já estava no terceiro ano. Compartilhávamos o gosto pelo rock e começamos a ensaiar juntos de forma amadora. Em 82 decidimos ser profissionais e montamos o Paralamas. Enviamos uma demo com a canção “Vital e sua moto” para uma rádio, e a partir de lá ficamos conhecidos.

Hoje, os Paralamas do Sucesso já venderam mais de três milhões de cópias e continuam no topo como uma das mais importantes bandas de rock do Brasil. Herbert conta ainda de um momento que o marcou em suas idas ao FICO, quandoRaul Seixas tocou no festival em 83. “Estávamos lá. Paralamas tinha acabado de nascer. Raul fez o show totalmente bêbado, e mesmo assim levantou uma multidão. Raul brilhava.” Conta Herbert.

De volta a Brasília na edição 2018 do FICO, a campeã da nova geração da categoria Canto foi a aluna Anne Raphaela e o segundo lugar foi para Lara Oliveira em uma festa lotada de estudantes das mais variadas regiões do Distrito Federal. Cerca de mil pessoas compareceram ao festival.

“É gratificante ver que nosso trabalho está no caminho certo e que agradamos aos jurados, que são de altíssimo nível e produtores de grandes bandas nacionais. O Objetivo promover um festival como o FICO é mais do que proporcionar a oportunidade para o aluno tocar em um evento desse porte, é um incentivo ao desenvolvimento da cultura brasileira”, comemorou Anne Raphaela.

Durante o evento, os alunos foram convidados a se apresentarem em algumas categorias: Composição Inédita, Cover, Intérprete e DJ; e ainda concorreram aos prêmios de Revelação, Melhor Banda, Letra, Baixista, Guitarrista, Baterista e Tecladista.

Continuar lendo

Diversão & Arte

FICO 2018 será na Pink Elephant com a presença do Mc Don Juan

Redação

em

Publicado por

MC Don Juan/Divulgação

Um dos mais importantes festivais musicais estudantis completa 48 anos de muita música e revelação de talentos em Brasília. A próxima edição do Festival Interno do Colégio Objetivo DF (FICO) será na badalada Pink Elephant, no dia 25 de agosto. Para animar ainda mais a tarde, a festa conta com participação de MC Don Juan, funkeiro paulista que é sucesso nas redes. O festival reúne alunos de todas as unidades do Objetivo e celebra a criação musical de jovens artistas da cidade.

O FICO já revelou grandes nomes da música em edições anteriores, como Rogério Flausino (Jota Quest), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Roger (Ultraje a Rigor), Supla e Tiê. Os alunos finalistas passam por uma maratona de ensaios, avaliações eliminatórias e preparação constante para subir ao palco.

Categorias

Os alunos e suas bandas concorrem nas categorias Composição Inédita, Cover, Intérprete e DJ, bem como aos prêmios de Revelação, Melhor Banda, Letra, Baixista, Guitarrista, Baterista e Tecladista.

Sobre o artista convidado

MC Don Juan iniciou a carreira artística aos 11 anos e alcançou projeção nacional em 2015, aos 14 anos. O artista tornou-se um dos principais representantes do funk paulista em 2017 e teve deus hits entre os mais escutados do Spotify. Com a música Oh Novinha, foi trilha sonora da novela A força do querer, na Rede Globo. No mesmo ano, lançou o videoclipe de Amar, Amei, produzido por KondZilla, acumulando a mais de 180 milhões de visualizações em apenas 4 meses

FICO 2018 – Objetivo DF

  • Onde: Pink Elephant (St. De Clubes Esportivos Sul Tr. 2)
  • Quando: dia 25 de agosto, às 14h
  • Convidado: Mc Don Juan

Continuar lendo

Diversão & Arte

Brasília recebe encontro gratuito sobre cerveja artesanal

Redação

em

Publicado por

Shutterstock

A paixão nacional pela cerveja ganha novas possibilidades para extrapolar a simples degustação. Agora, os fãs da bebida fermentada podem produzir a sua própria versão exclusiva e realizar o desejo de se tornarem mestres cervejeiros. Em 11 de agosto, para comemorar o Dia dos Pais, o Boulevard Shopping Brasília promove um bate-papo sobre como produzir uma cerveja artesanal. De 15h às 18h, a conversa será conduzida pelo youtuber Leandro Oliveira, do canal Cerveja Fácil.

O bate-papo será no longe em frente à lo Voglio e os clientes terão uma demonstração completa sobre a produção de cerveja artesanal (produção ao vivo), além de degustarem uma versão da bebida. A ideia do canal Cerveja Fácil é mostrar que a criação de um produto próprio e artesanal pode ser feita de maneira simples e descomplicada.

“No evento faremos a cerveja de maneira simples, focada na prática. Eu ensino o processo enquanto colocamos a mão na massa. O público pode pegar o produto, provar e entender cada etapa enquanto cria sua própria versão para degustar”, afirma o youtuber.

O momento é ideal para que cervejeiros caseiros possam se encontrar, trocar experiências e encontrar novos caminhos e aprendizados. Acredita-se que a cerveja tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas que foram criadas pelo ser humano. Atualmente, é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, além de ser a terceira bebida mais popular mundialmente, logo depois da água e do café.

Celebração em dose dupla

Para entrar no clima de celebração e presentear os pais da capital de maneira útil e especial, o Boulevard Shopping Brasília, criou uma nova campanha. A cada 300 reais em compras, o cliente ganha uma aparador de pelos sem fio da Wahl. Cada cliente poderá levar para casa uma máquina por CPF. Já os clientes que possuem cartão BRBCard e, que efetuarem as compras no cartão, poderão retirar até três máquinas por CPF. A promoção dura de 2 a 12 de agosto, ou enquanto durar o estoque de 1000 unidades.

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil. Em 2018, a data será celebrada em 12 de agosto. A data marca o dia em que os filhos agradecem e homenageiam seus pais por todo o carinho recebido.

Bate-papo – Criação de cerveja artesanal

  • Onde: Boulevard Shopping
  • Quando: 11 de agosto
  • Horário: 15h às 18h

Continuar lendo
Brasília, 23 de setembro de 2018

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana