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Cidades inteligentes

Aplicativo vai organizar e agilizar serviços da operação Buraco Zero

Redação

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Foto/Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Renata Moura

A partir de agora, cada buraco nas pistas do Distrito Federal será fotografado e catalogado em um aplicativo para celular. Por meio de um sistema de GPS e mapas georreferenciados, servidores das 33 administrações vão cadastrar com foto o ponto exato que necessita de reparos. O sistema permite ainda que, após a conclusão dos serviços, os dados sejam atualizados. “Teremos um banco de dados enorme. Serão mapeados todos os buracos tapados e os não tapados. Saberemos ainda há quantos dias o registro foi feito e quando ele foi atendido”, detalha o secretário de Governo, José Humberto Pires.

Com a medida, o GDF aposta em mais agilidade nos serviços de tapa-buracos – que, por sinal, estão sendo reforçados com o contrato de mais 15 empreiteiras especializadas na produção de massa asfáltica e recapeamento de vias. “Com exceção do Lago Sul e a Asa Sul, que a própria Novacap está fazendo a manutenção, todas as outras cidades já podem contar com uma empresa contratada para executar os serviços”, explica Pires.

O sistema de cadastro dos buracos é simples e utiliza uma única plataforma: um aplicativo para celular. “Fizemos uma adaptação de um App que já existe no mercado para facilitar o cadastro e a gestão dos serviços”, comenta o assessor da Secretaria de Governo, Giderclay Zeballos, responsável pela adaptação do software.

Segundo Zeballos, num primeiro momento, o aplicativo será administrado apenas internamente por servidores devidamente treinados. “É uma ferramenta para gestão dos trabalhos da administração. O objetivo é mesmo recolher dados para que o administrador conheça as necessidades em toda a cidade”, afirma.

Cidades inteligentes

A Secretaria de Governo diz que essa iniciativa vai ajudar a “transformar a cultura organizacional das administrações regionais”. A ideia é oferecer ferramentas tecnológicas para facilitar a visualização das necessidades das cidades e dar agilidade no atendimento às demandas da população.

“Nosso objetivo é acabar de vez com o papel e não deixar nada esquecido. O sistema vai dar rapidez na visualização do que é preciso ser feito”, explica um dos coordenadores do GDF Presente, Marco Aurélio Demes.

De acordo com ele, a expectativa é de que, com mais agilidade, o volume de reclamações via ouvidoria diminua muito. “Queremos antecipar os serviços. Antes mesmo de o cidadão registrar na ouvidoria a reclamação, já estaremos cientes do fato, programado o reparo ou até mesmo finalizado todos os serviços”, conclui.

Reforço nas ações

Os trabalhos de tapa-buracos estão sendo feitos desde o início do ano, com a união de forças dos servidores da Novacap, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e das administrações regionais, com reforço de centenas de reeducandos. Até o mês de outubro, mais de R$ 400 milhões foram investidos no cuidado das vias.

Segundo o secretário de Governo, a produção de massa asfáltica destinada apenas à operação tapa-buracos nas cidades subiu mais de 25% nos últimos dez meses. “Em 2019, já registramos 47,6 mil toneladas utilizadas. No mesmo período do ano passado, foram 38 mil toneladas”, precisa Pires.

Diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho destaca que na empresa a ordem é atender a determinação do governador de recuperar toda a malha viária do DF. Segundo ele, foram investidos neste ano na Usina de Asfalto o equivalente a R$ 2,5 milhões/mês de insumos para produção de massa asfáltica.

Para ajudar nos trabalhos, o governo vai reforçar a atuação. Foram contratadas mais 15 empresas para fornecer massa asfáltica e executar as obras em todas as regiões administrativas. Para isto, estão sendo investidos mais de R$147 milhões.

Além disto, estão sendo licitadas 22 novas máquinas para compactar o asfalto. “Isto vai ajudar demais os trabalhos realizados pela própria administração”, elogia o administrador de Planaltina, Gilson Amorim. “Para os trabalhos do dia a dia de manutenção das vias, uma máquina dessa conosco será fundamental”, elogia.

Câmara Legislativa do DF

Deputados Distritais fecham o cerco contra rinhas de animais

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Foto/Imagem: Reprodução

Em sessão remota da Câmara Legislativa realizada nesta terça-feira (2), os deputados distritais aprovaram projeto de lei que proíbe as rinhas de animais no Distrito Federal. Proposto por Daniel Donizet (PSDB), o PL nº 837/19 teve a tramitação concluída na Casa e agora vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.

“Os mais recentes estudos sobre o meio ambiente destacam a importância da valorização do bem-estar animal, devendo os mesmos serem livres de fome, sede, estresse, entre outras limitações”, afirmou o autor da matéria, que protestou contra as práticas cruéis envolvidas nas rinhas.

Emenda de plenário apresentada pela deputada Júlia Lucy (Novo) estabeleceu que a penalidade a quem infringir a norma não poderá ser, “em hipótese alguma”, inferior a dez salários mínimos.

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Conta de luz

CEB Distribuição lança sistema de autoleitura de medidores

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Foto/Imagem: Arquivo/AVB

A CEB Distribuição lançou, na última semana de maio, o sistema de autoleitura de medidores de energia para os consumidores do Distrito Federal. Isso significa que, caso queira, o cliente poderá fazer a leitura do próprio medidor de energia e informar, por meio da agência virtual da CEB, o seu consumo, para que a companhia faça o cálculo da conta.

“Durante essa pandemia que estamos enfrentando, é importante a redução do contato entre os leituristas e os moradores, mas outros segmentos também são beneficiados com a autoleitura”, explica o diretor de Atendimento ao Cliente e Tecnologia da Informação da CEB, Gustavo Alvares. “Comércios que só funcionam à noite e residências em que o relógio não fica exposto e estão vazias durante o horário comercial são exemplos.”

A companhia calcula que, em média, 15 mil unidades consumidoras têm algum tipo de impedimento para a realização da leitura todos os meses. Com a situação do coronavírus, em que os serviços não essenciais estão fechados, esse número dobrou.

Novas funções

O bancário Julio Cesar dos Santos, 50 anos, foi o primeiro cliente da CEB a realizar o procedimento de autoleitura. “Com o isolamento social, houve redução de pessoal no meu prédio e eventualmente o porteiro não estava disponível para abrir o acesso ao medidor”, conta. “Procurei uma solução no site da CEB e encontrei a autoleitura. Vou continuar fazendo sempre que lembrar, foi muito tranquilo e indico a todos”.

Para facilitar o atendimento ao cliente e o acesso aos serviços, a CEB tem investido na digitalização dos procedimentos. “Novas funções foram adicionadas à agência virtual, como solicitação de ligação nova e de alteração de titularidade de conta”, informa o presidente da companhia, Edison Garcia. “A autoleitura é mais uma ferramenta que possibilita aos consumidores resolverem demandas de forma digital, com conforto e proteção”.

Como funciona?

O procedimento é simples. Primeiramente, deve-se consultar, na conta de luz, a data prevista de leitura do mês seguinte. Entre dois e três dias antes desse período, o cliente deverá fotografar os números que aparecem no medidor e enviar a imagem, por meio da opção Serviços Expressos, na agência Virtual da CEB. O canal digital pode ser acessado por computador ou por smartphones.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a CEB pela central de atendimento 116.

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Chopp solidário

Ação social arrecada alimentos em troca de chopp Colombina

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Foto/Imagem: Shutterstock

A Confraria Panelas da Casa em parceria com a Cervejaria Colombina e a Pulso Distribuidora, representante da marca goiana em Brasília, se uniram para realizar uma ação beneficente e promover a solidariedade com parte dos trabalhadores do Distrito Federal.

No próximo sábado, dia 6 de junho de 2020, das 10h às 16h, alguns restaurantes do DF (veja lista no final da matéria) serão pontos de troca para arrecadar alimentos que serão doados para os funcionários das unidades fechadas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. A ação terá o apoio do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Lanchonetes (SECHOSC), responsável por organizar a logística e fazer a entrega aos funcionários mais carentes do setor.

A iniciativa do grupo é voltada para as famílias que ficaram sem emprego ou sem salário desde o início das medidas de contenção da Covid-19 adotadas pelo governo do DF e seguidas com bastante responsabilidade pelo segmento.

“São pais, mães e responsáveis que perderam não só o alimento de cada dia, mas também se veem sem perspectivas ou esperança diante do cenário em que estamos vivenciando. Dessa vez quem precisa de ajuda está ao nosso lado e é um dos nossos”, explica o empresário Andrei Prates.

Arrecadação de alimentos

A arrecadação ocorrerá da seguinte forma: a cada 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) doados, o participante receberá 1 litro de chopp Colombina. A troca será limitada a 2 (duas) unidades por número de CPF e enquanto durar o estoque. Ao todo, a Cervejaria Colombina irá doar 500 litros de chopp – nos sabores Ipa, Pilsen e Weiss – que serão entregues em growlers no modelo disponível. A troca será realizada em 12 (doze) pontos do Plano Piloto, apenas no dia e horário marcado, não sendo possível efetuar a retirada antes ou depois da data.

Com a ação os empresários pretendem retribuir, de alguma forma, o cuidado com àqueles que sempre se dedicaram a oferecer o melhor em seus trabalhos e também dentro de suas casas, além de levar esperança para que todos continuem a acreditar em dias melhores.

Responsabilidade social

A responsabilidade social é uma prioridade do Festival Panelas da Casa. Na 10ª edição, realizada entre os dias 6 de fevereiro e 1º de março de 2020, a organização se comprometeu em, tão logo finalizasse o evento, elaborar um menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) para oferecer à duas Instituições que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na época, o compromisso da organização foi de doar a mesma quantidade de menus vendidos para esse locais que seriam definidos pela Instituição Atados.

Aos clientes, amigos e imprensa, a organização informa que a iniciativa estava em processo de elaboração e organização para ser executada. Contudo, a pandemia causada pelo novo coronavírus impediu a realização da atividade dentro do planejamento inicial e, pelo mesmo motivo, encontra-se suspensa até que a situação esteja controlada e as atividades possam ser reestabelecidas.

O grupo reafirma seu compromisso com a ação e espera que tudo seja resolvido no menor tempo possível para que consigam levar essa saborosa refeição às famílias que precisam.

Sobre a Confraria

A confraria de amigos teve início no ano de 2015. Criada pelo empresário Andrei Prates e pelos chefs Mateus Takano e Alexandre Albanese, o grupo se reunia todos os meses para trocar ideias, experiências e, é claro, um bom bate-papo. Dos encontros surgiu uma vontade comum que foi movimentar a gastronomia de Brasília e levar ao público da cidade algo diferente, e assim mostrar que a capital federal é um grande polo de comida deliciosa de alta qualidade e feita por pessoas que são movidas pela paixão. Assim nasceu o Festival Panelas da Casa. Ano a ano, novos restaurantes são convidados a participar e também mostrar um pouco da gastronomia oferecida dentro de uma faixa de preço acessível.

Sobre a Colombina

A Colombina existe há 14 anos e é a primeira marca de cerveja artesanal do Centro-Oeste. As cervejas são elaboradas com insumos de alta qualidade e processos modernos que misturam sabores do cerrado em cada etapa da produção das bebidas.

Sobre a Pulso

A Pulso nasceu, inicialmente, com propósito de distribuir os maravilhosos bolinhos de chocolates chamados de brownie. Em 2013 o leque de ofertas foi ampliado para as cervejas artesanais.

Pontos de troca

  • El Paso – CLS 404, Bloco C – Asa Sul
  • Cantucci – CLN 403, Bloco E – Asa Norte
  • Carpe Diem – CLS 104, Bloco D – Asa Sul
  • Santé 13 – CLN 413, Bloco A – Asa Norte
  • Bem Te Vi – CLS 408, Bloco A – Asa Sul
  • Marvin – CLN 110, Bloco A – Asa Norte
  • Dona Lenha – CLS 202, Bloco C – Asa Sul
  • Nossa Cozinha Bistrô – CLN 402, Bloco C – Asa Norte
  • Grano & Oliva – CLN 403, Bloco E – Asa Norte
  • Dom Francisco – CLS 402, Bloco B – Asa Sul
  • Belini Pães e Gastronomia – CLS 113, Bloco D – Asa Sul
  • The Plant – CLS 103, Bloco C – Asa Sul
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