Curta nossa página

Cidades inteligentes

Aplicativo vai organizar e agilizar serviços da operação Buraco Zero

Publicado

Foto/Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Renata Moura

A partir de agora, cada buraco nas pistas do Distrito Federal será fotografado e catalogado em um aplicativo para celular. Por meio de um sistema de GPS e mapas georreferenciados, servidores das 33 administrações vão cadastrar com foto o ponto exato que necessita de reparos. O sistema permite ainda que, após a conclusão dos serviços, os dados sejam atualizados. “Teremos um banco de dados enorme. Serão mapeados todos os buracos tapados e os não tapados. Saberemos ainda há quantos dias o registro foi feito e quando ele foi atendido”, detalha o secretário de Governo, José Humberto Pires.

Com a medida, o GDF aposta em mais agilidade nos serviços de tapa-buracos – que, por sinal, estão sendo reforçados com o contrato de mais 15 empreiteiras especializadas na produção de massa asfáltica e recapeamento de vias. “Com exceção do Lago Sul e a Asa Sul, que a própria Novacap está fazendo a manutenção, todas as outras cidades já podem contar com uma empresa contratada para executar os serviços”, explica Pires.

O sistema de cadastro dos buracos é simples e utiliza uma única plataforma: um aplicativo para celular. “Fizemos uma adaptação de um App que já existe no mercado para facilitar o cadastro e a gestão dos serviços”, comenta o assessor da Secretaria de Governo, Giderclay Zeballos, responsável pela adaptação do software.

Segundo Zeballos, num primeiro momento, o aplicativo será administrado apenas internamente por servidores devidamente treinados. “É uma ferramenta para gestão dos trabalhos da administração. O objetivo é mesmo recolher dados para que o administrador conheça as necessidades em toda a cidade”, afirma.

Cidades inteligentes

A Secretaria de Governo diz que essa iniciativa vai ajudar a “transformar a cultura organizacional das administrações regionais”. A ideia é oferecer ferramentas tecnológicas para facilitar a visualização das necessidades das cidades e dar agilidade no atendimento às demandas da população.

“Nosso objetivo é acabar de vez com o papel e não deixar nada esquecido. O sistema vai dar rapidez na visualização do que é preciso ser feito”, explica um dos coordenadores do GDF Presente, Marco Aurélio Demes.

De acordo com ele, a expectativa é de que, com mais agilidade, o volume de reclamações via ouvidoria diminua muito. “Queremos antecipar os serviços. Antes mesmo de o cidadão registrar na ouvidoria a reclamação, já estaremos cientes do fato, programado o reparo ou até mesmo finalizado todos os serviços”, conclui.

Reforço nas ações

Os trabalhos de tapa-buracos estão sendo feitos desde o início do ano, com a união de forças dos servidores da Novacap, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e das administrações regionais, com reforço de centenas de reeducandos. Até o mês de outubro, mais de R$ 400 milhões foram investidos no cuidado das vias.

Segundo o secretário de Governo, a produção de massa asfáltica destinada apenas à operação tapa-buracos nas cidades subiu mais de 25% nos últimos dez meses. “Em 2019, já registramos 47,6 mil toneladas utilizadas. No mesmo período do ano passado, foram 38 mil toneladas”, precisa Pires.

Diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho destaca que na empresa a ordem é atender a determinação do governador de recuperar toda a malha viária do DF. Segundo ele, foram investidos neste ano na Usina de Asfalto o equivalente a R$ 2,5 milhões/mês de insumos para produção de massa asfáltica.

Para ajudar nos trabalhos, o governo vai reforçar a atuação. Foram contratadas mais 15 empresas para fornecer massa asfáltica e executar as obras em todas as regiões administrativas. Para isto, estão sendo investidos mais de R$147 milhões.

Além disto, estão sendo licitadas 22 novas máquinas para compactar o asfalto. “Isto vai ajudar demais os trabalhos realizados pela própria administração”, elogia o administrador de Planaltina, Gilson Amorim. “Para os trabalhos do dia a dia de manutenção das vias, uma máquina dessa conosco será fundamental”, elogia.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

CONTINUAR LENDO

Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense