Saúde

Apis Flora investe em tecnologia que atenua sabor e aroma da própolis

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A Apis Flora, líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais (IQVIA/23), investiu, ao longo de 10 anos, mais de R$ 5 milhões na tecnologia iCaps, por meio da qual as partículas da própolis são encapsuladas, resultando em um extrato mais agradável ao paladar, altamente concentrado e de fácil absorção pelo organismo.

Para chegar a este resultado, o time de P,D&I da Apis Flora desenvolveu uma série de estudos iniciados em 2012. A princípio, o projeto tinha o propósito de atender a uma demanda de mercado, que buscava por um produto à base de própolis altamente concentrado que, até então, era inexistente no mercado.

No entanto, em um estudo encomendado pela empresa e conduzido pela IQVIA, 58,5% dos entrevistados citaram algum desconforto ao consumir produtos à base de própolis, o que serviu de estímulo para que a Apis Flora empregasse a tecnologia em seus produtos. “Quando obtivemos a comprovação de que o maior impeditivo do consumo da própolis era seu sabor e aroma marcantes – algo que já desconfiávamos, resolvemos, após anos de pesquisa e desenvolvimento, aplicar o iCaps em nossos produtos”, explica Adriel Moreira, responsável pelo marketing da Apis Flora.

A empresa que, anualmente, investe cerca de 5% do seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação e trabalha junto a instituições de renome como CNPQ, FAPESP e FINEP, faturou em 2022, mais de R$ 100 milhões alcançando crescimento de 13% com relação a 2021. “Seguimos crescendo, o que nos permite continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias”, conta Adriel. “Ainda nesse segundo semestre traremos mais novidades visando aumentar a nossa capilaridade por meio do fortalecimento de distribuição em áreas de menor penetração”, continua ele.

Atualmente Apis Flora possui um portfólio de mais de 100 produtos que estão disponíveis em mais de 30 mil pontos de venda, entre farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados. Essa capilaridade corrobora para a liderança da marca que possui 31,2% de market share no segmento nacional (IQVIA/23) e pretende conquistar mais 5 pontos percentuais de share ainda em 2023. “A liderança no mercado de própolis no Brasil nos dá credibilidade e expertise necessária para exportar também os nossos produtos e ingredientes industriais para mais de 30 países, entre eles China, Estados Unidos, Japão, Vietnam e França”, conclui Adriel.





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