ParkShopping
Anota aí. Lançamento do livro e exposição Todas as Cores de Brasília, dia 16

Inspiradora, poética. Brasília. O horizonte quase infinito e a luz que paira sobre suas formas puras nunca passam despercebidos aos olhos atentos daqueles que registram em imagens as marcas e a história desta jovem senhora que caminha para os seus 56 anos. É o caso do fotógrafo Edu Vergara, que escolheu o mês do aniversário da capital para lançar o livro Todas as Cores de Brasília, na Fnac do ParkShopping. O lançamento, no dia 16 de abril às 19h30, será celebrado com uma exposição de 20 das 150 imagens do acervo que ilustra a publicação e um bate-papo com o autor.
Vergara costuma dizer que para quem aprecia a arte e o belo, Brasília é um banquete. Segundo o fotógrafo, à parte das mazelas produzidas no cenário político, a cidade é a representação máxima da exuberância. “Entre tantas outras apropriadas definições, Brasília é um encontro perfeito. Aqui, o contorno das formas naturais do cerrado casou com a luz que ilumina o traço marcante de dois ícones da arquitetura e urbanismo”, avalia.
O primeiro livro de Vergara, Brasília Photo Show 2013, teve a tiragem esgotada ao ser vendido em hotéis da cidade no mês da Copa do Mundo 2014. A ideia para Todas as Cores de Brasília é alcançar os brasilienses, os brasileiros e também os visitantes estrangeiros que estarão por aqui nas Olimpíadas. “Fotografo Brasília porque ela é linda. Meus registros refletem as nuances da ousadia de JK, do arrojo de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e da coragem daqueles que largaram tudo para erguê-la no meio do Planalto Central”, pondera reforçando que o livro é uma ponte para apresentar Brasília ao mundo.
Embora tenha alguns cliques do primeiro catálogo do fotógrafo, Todas as Cores de Brasília traz fotos que jamais foram publicadas antes. Com padrão de impressão bem superior, a nova publicação exibe legendas bilíngues – inglês e português – e comentários do autor com informações sobre as imagens. “Brasília é um presente para todos. Todas as Cores de Brasília apenas reverencia o seu legado”, conclui Vergara.
Lançamento do livro e exposição Todas as Cores de Brasília
Data: 16 de abril, às 19h30
Local: Fnac – ParkShopping
Entrada franca e livre para todos os públicos.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025