Curta nossa página

48 anos

Aniversário de Ceilândia terá 5 dias de festa no JK Shopping

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Carol Costa/Divulgação


No dia 27 de março, a cidade mais populosa do Distrito Federal, com quase meio milhão de habitantes, celebra 48 anos. E como todo aniversário merece uma bela comemoração, o presente do JK Shopping para os moradores da região será em grande estilo e com um importante foco: a responsabilidade socioambiental. A festividade, que foi batizada de Plantar, tem inspiração em um projeto pioneiro iniciado em setembro de 2018 pelo centro comercial, o Nossa Horta.

“Essa ação socioambiental, que foi desenvolvida para fortalecer os laços de solidariedade com a comunidade local, promoveu o plantio de uma horta comunitária localizada na área externa do mall. Lá, nós temos hortaliças, verduras e ervas medicinais, que a cada 15 dias são colhidas e distribuídas gratuitamente para a população em uma banca montada dentro do shopping. Parte da colheita também reforça a merenda dos alunos da Escola Classe 42. São cerca de 200 maços de verduras e hortaliças quinzenalmente”, explica Marcos Atayde, superintendente do shopping.

“O projeto foi abraçado pela comunidade e se tornou um importante laço afetivo com ela. E é por isso que escolhemos essa temática para o evento em comemoração ao aniversário de Ceilândia, vamos levar entretenimento e despertar a consciência das pessoas para temas importantes como agricultura urbana, sustentabilidade, reaproveitamento de alimentos e educação ambiental. Durante a importante ocasião, vamos iniciar o projeto de compostagem natural dos resíduos orgânicos da nossa praça de alimentação, em parceria com a Empresa Jardins. O que for reciclado vai virar adubo para a horta e será distribuído também para a população”, afirma.

Para participar das atividades que serão oferecidas basta se inscrever no balcão de informações do JK Shopping, que fica no piso L1. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, apenas no dia do evento e estão sujeitas a lotação. A palestra da Fazenda Maluga e a aula degustação da Carol Costa, não precisam de inscrição, é só chegar e participar.

E tem mais presente! As compras acima de R$ 300 poderão ser trocadas por um lindo vaso de cerâmica em formato de coração, para você também começar a plantar! Esse brinde estará disponível de 27 a 31 de março ou enquanto durarem os estoques. As trocas das notas serão realizadas no balcão de informações, localizado no piso L1. Confira a programação completa:

Quarta – 27 de março

13h – Do Jardim para o Prato – com Carol Costa, jornalista e apresentadora do A Louca das Plantas, no GNT

Nesta deliciosa aula sensorial, a programação fica por conta de Carol Costa, que irá ensinar diversos truques e macetes do mundo das plantas! Os participantes irão aprender a escolher plantas para cada ambiente, identificar necessidades de água e luz, adubar e regar corretamente. A especialista vai ensinar a montar alguns arranjos de hortas explicando quais plantas podem ficar juntas, as chamadas vizinhas da horta. E ainda uma aula explicativa sobre as PANCS. Para quem estiver participando aprender a reconhecer diversas Plantas Alimentícias não Convencionais, além de conhecer seus inúmeros usos culinários.

Para finalizar a Chef Fernanda Neves da ali.MENTE.se, irá realizar uma deliciosa viagem entre a horta e a cozinha, preparando receitas com alguma das PANCs mostradas por Carol Costa.

Quinta – 28 de março

13h – Distribuição colheita Nossa Horta

Os clientes podem retirar os produtos da horta gratuitamente, para isso basta se cadastrarem no Balcão de Informações e seguir as instruções. A distribuição acontece de acordo com o que for colhido no dia.

Sexta – 29 de março

13h – Palestra Fazenda Malunga

Cada vez mais os brasileiros têm se interessado pelo consumo de alimentos livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes. Nesse bate-papo as pessoas vão conhecer um pouco mais sobre a maior produtora de alimentos orgânicos do DF. Referência nacional, a Fazenda Malunga produz cinco toneladas de alimentos por dia, que são distribuídos para 70 pontos entre supermercados, delivery e lojas próprias. O fundador proprietário, Joe Valle, irá falar sobre a trajetória da marca, que foi fundada há 30 anos. Quem participar, além de conhecer um pouco mais sobre o cultivo desses alimentos, vai poder conhecer essa história empreendedora de sucesso.

Sexta 29 a Domingo 31 de março

12h às 20h – Feira Plantar

Quem estiver passando pelo shopping, terá a oportunidade de participar de uma feira que tem a cara do projeto Plantar! Serão 10 barraquinhas com uma grande diversidade de produtos frescos como hortaliças, legumes, frutas, queijos artesanais e laticínios frescos, pimentas em conserva, alimentos integrais, entre outros, com demonstrações e venda de produtos relacionados ao tema do evento.

O mix inclui ainda produtos sem glúten, sem açúcar e zero lactose, entre outras especialidades. Entre os participantes da feira estão: Bio Mundo, O Boticário, Shopping dos Cosméticos, Livraria Leitura, Feira Central de Ceilândia e Jardins.

Sábado 30 de março

11h – Iniciativa Bandoneón – com Sebastian Parasole

A Iniciativa Bandoneón, criada pelo Chef Sebastian Parasole, é um projeto social que envolve educação, comida de rua, solidariedade e empreendedorismo. De forma itinerante, ele atua junto a ONGs, centros comunitários, escolas públicas, orfanatos e abrigos com a proposta de melhorar a educação do país e dar mais oportunidades às pessoas. Neste dia, no JK, Sebastian receberá 50 crianças da Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente, e vai ensinar uma receita de pão com ervas retiradas da horta do JK Shopping. Tudo de maneira lúdica e simples.

13h – Oficina de Horta para pequenos espaços – com a Summá Soluções Sustentáveis

Para quem quer ter uma horta em casa e não sabe por onde começar, ou para quem já tem e quer aprender um pouco mais a respeito, essa é uma ótima oportunidade. O engenheiro ambiental Bruno Macedo vai realizar uma oficina onde os participantes vão aprender, na teoria e na prática, como plantar seu próprio alimento. Serão montadas jardineiras, com mudas de temperos e vegetais, para que os participantes possam levar um pouco da experiência para casa e se apaixonarem ainda mais pela agricultura urbana.

Durante o bate-papo serão abordados temas como: reciclagem, compostagem, e a importância de uma alimentação saudável e orgânica.

Vagas: 20 participantes

16h – Workshop de Ikebana – com o Templo Budista

Que tal aprender a fazer uma linda Ikebana?

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Os arranjos são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Cada participante vai conhecer o passo a passo e montar seu arranjo, ao final poderá levar sua Ikebana para casa.

Vagas: 30 participantes

Domingo 31 de março

13h – Oficina de Compostagem e Minhocário doméstico – com a Empresa Jardins

A oficina tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em um excelente adubo para as plantas. Além de demonstrar a montagem de um minhocário doméstico utilizando baldes usados.

Vagas: 20 participantes

Entrada gratuita

Brasília sedia Festival no Parque Cultura, Gastronomia e Lazer

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

Um fim de semana inteiro de boa comida, música, arte e solidariedade é o que propõe a 1ª edição do Festival no Parque Cultura, Gastronomia e Lazer. O evento acontece nos dias 24 e 25 de agosto, das 11h às 22h, no estacionamento 10 do Parque da Cidade. Com entrada gratuita, serão dois dias de diversão para toda família.

Para aguçar até mesmo os paladares mais exigentes, o evento traz uma praça de alimentação com os melhores food trucks da cidade. Dentre as opções, Hamburgueria do Cheff, Roadhouse Grill, Geléia Food Truck e o Smoker Box BBQ, que trabalha com carnes defumadas na parrilla. Já para beber, o galera vai poder saborear as cervejas artesanais da Fusbier e da Oktos Bier. O festival também conta com exposições de arte, venda de artesanatos locais, espaço cultural com apresentações musicais, brinquedos infláveis e muito lazer ao ar livre.

Além de toda área gastronômica, vai rolar o show do talentoso cantor Meolly nos dois dias. Com repertório que mescla clássicos do rock e pop, o artista promete não deixar ninguém parado. “Nosso objetivo é levar para o público boa música e entretenimento. O repertório está bem variado e a expectativa é que todos tenham uma tarde de agradável de muito som e diversão” diz o cantor.

Solidariedade

O festival ainda conta com ações sociais para ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No evento, haverá pontos arrecadação de cobertores (novos ou usados), cabelo para peruca e fraldas geriátricas.

Continuar lendo

A partir do dia 17

Cia Néia e Nando abre temporada de teatro infantil no Liberty Mall

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

A Cia Teatral Néia e Nando atuará em mais um palco, em Brasília. Todos os sábados, às 15 horas, a turminha poderá curtir as produções da trupe brasiliense, no shopping Liberty Mall. O melhor de tudo, de graça. A cada semana, a partir do dia 17, uma adaptação diferente. Para a abertura da temporada “Uma Aventura do Mar”. O espetáculo é inspirado na animação musical que fez sucesso na grande tela, em 2016. É a famosa história da adolescente polinésia Moana, filha do chefe da tribo Motunui, que se aventura pelo Oceano Pacífico para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais. No caminho, ela encontra o espirituoso semideus Maui e, juntos, embarcam em uma viagem cheia de ação, enfrentando criaturas inusitadas para salvar a tribo. “Fizemos questão de adaptar esse sucesso da Disney, porque fala sobre a determinação e valoriza a amizade e o amor fraternal. Mensagens de grande valia aos nossos espectadores mirins”, explica diretor Nando Villardo.

No sábado seguinte (24), “Jake e Os Piratas”. Na peça, a sombra de Peter Pan escapa e acaba nas garras do temido Capitão Gancho. Jake e seus amigos precisam ajudar esse famoso menino que não queria crescer, a resgatar sua sombra.

O último dia de agosto (31) será de muita magia e aventura para a galerinha. Os pequenos irão testemunhar o drama de “Tinker Bell”, a famosa fada Sininho. A pequenina o e seus amigos saem em busca de uma outra fada que foge do seu mundo para se juntar aos piratas liderados pelo Capitão Gancho. Tinker Bell é a fadinha amiga e escudeira de Peter Pan. Ela foi criada, originalmente, em 1904, pelo autor James Matthew Barrie, que escreveu a história de Peter, o menino da Terra do Nunca. De gênio forte, Tinker Bell não se conforma quando sua colega ambiciosa e curiosa se alia ao mais famoso capitão pirata e faz de tudo para convertê-la. “A história traz lições importantes à garotada. Fala sobre quem são nossos amigos de verdade, sobre aceitação, sobre cometer erros e poder voltar atrás”, explica Néia Paz, diretora da Cia Néia e Nando.

Para saber mais sobre a programação, que continuará em setembro, consulte o site da cia.

Sobre a Cia

Em abril, a Néia e Nando Cia Teatral completou 2 décadas, em Brasília. A trupe construiu e consolidou seu sucesso nos palcos da capital, especializando-se em produções voltadas ao universo infanto-juvenil. Os idealizadores, atores e diretores Néia Paz e Nando Villardo, comandam juntos mais de 60 integrantes, 200 produções e coordenam uma agenda lotada com apresentações em teatros, shoppings e festas.

Durante esses 20 anos, subiram aos palcos mais de 3 mil vezes. A Cia também forma talentos com a escola de teatro Néia e Nando. Um corpo discente de 200 crianças e adultos. São 17 turmas, divididas por faixa etária, a partir de 4 anos.


Temporada Cia Néia e Nando no Liberty Mall

  • Sábados, às 15h, no Shopping Liberty Mall
  • Dia 17 – Uma Aventura no Mar
  • Dia 24 – Jake e os Piratas
  • Dia 31 – Tinker Bell
  • Entrada franca
  • Livre para todos os públicos
  • Informações: 3328-8915
Continuar lendo

Entrada gratuita

Enova está de volta com edição especial de moda, no sábado (17)

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Cintia Taira, idealizadora da Enova/Divulgação

A tradicional feira de produtos autorais de Brasília, Enova, terá a sua 24ª edição no sábado, 17 de agosto, das 9h30 às 17h30, no Jacket Café, na Asa Sul. No evento, o público encontrará especialmente artigos de moda feminina, masculina e também infantil. Além disso, haverá uma feira de adoção de animais (cães e gatos). A entrada é gratuita.

Mais de 15 expositores do Distrito Federal participam da Enova nesta edição. Entre os itens que serão expostos estão vestuários para todas as idades; joias artesanais (brincos, pulseiras e colares); artigos de tecido e crochê (bolsas, pochetes, golas e xales); cosméticos naturais, além de outros produtos. Os preços são variados.

Feira de Adoção

Mais de 20 animais que já se encontraram em situação de abandono participarão do evento com o objetivo de ganhar um novo lar. São machos e fêmeas de pequeno e médio porte. Os filhotes são vermifugados e vacinados. Já os adultos, além de serem vacinados, também são castrados. Para adotar um animal é preciso ser maior de 18 anos ou estar acompanhado dos pais. Um termo de adoção é assinado pelo responsável.


Feira Enova

  • Data: 17 de agosto (sábado)
  • Horário: 9h30 às 17h30
  • Local: Jacket Café
  • Endereço: CLS 106 – Bloco C – Loja 15 – Asa Sul
  • Entrada: Gratuita
Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2019 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - SIG Quadra 01, Lote 385, Platinum Office, Sala 117 - Brasília-DF - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores.