Curta nossa página

De 23 a 27 de maio

AgroBrasília apresenta sementes carregadas de tecnologia e produtividade

Publicado

AgroBrasília 2023 - Divulgação
Foto/Imagem: Divulgação/Feira AgroBrasília


A AgroBrasília 2023 apresenta um amplo espaço de insumos, com destaque para sementes carregadas de tecnologia e produtividade, que resultarão em uma safra robusta e incremento da renda do produtor. A Feira ocorre no período de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF (no Km 5 da BR 251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG), das 8h30 às 18 horas.

A AgroBrasília também reflete o potencial de produção de sementes do próprio Distrito Federal, principalmente sementes de soja. Desde os anos 1980, o DF se destaca como lugar sementeiro, em razão da altitude e do clima. Nos anos de 2017 e 2018, mais de 30%, ou cerca de 27 mil hectares, da área plantada total da região eram destinados ao segmento, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na Feira, são inúmeras as chances que os produtores têm de conhecer o potencial das cultivares. No Parque Ivaldo Cenci, as empresas de genética vegetal demonstram seus produtos em plots – neles, os produtores visualizam como as variedades de sementes se comportam no campo.

Outra oportunidade que a Feira traz é a tradicional Competição de Cultivares de Soja, cujos resultados serão divulgados antes da AgroBrasília. Por meio da competição, os agricultores conseguem avaliar a produtividade, a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes. E o setor entende a importância desse tipo de ensaio, tendo em vista a alta participação no Dia de Campo da competição, realizado no dia 17 de fevereiro e que reuniu cerca de 600 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes.

“O produtor da nossa macrorregião aguarda o resultado da competição para somente então escolher a melhor cultivar para a próxima safra. Ser o referencial do produtor nesse segmento é mais uma contribuição das muitas que a AgroBrasília deu à região, fundamentais para o desenvolvimento do agro no Planalto Central”, afirma José Guilherme Brenner, presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que realiza a AgroBrasília.

Genética e cuidados especiais no cultivo

A genética é o componente mais relevante do cultivo da soja no Brasil, avalia o chefe-Geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro: “a soja é uma planta asiática, e somente existe no Brasil porque passou por amplo melhoramento genético. Também é graças ao melhoramento genético que as médias brasileiras de produtividade são maiores que as de outros países”.

Além da genética, a qualidade das sementes é conseguida no campo. As áreas de plantio de sementes são exclusivas e recebem cuidados especiais, que previnem pragas e doenças e garantem o desenvolvimento adequado das cultivares. Na hora da colheita, as colheitadeiras são ajustadas com precisão para que as sementes não sofram danos na integridade. Os cuidados seguem ao longo da cadeia, em todas as etapas de beneficiamento, a fim de aperfeiçoar a escolha dos grãos que vão garantir as futuras safras.

Na produção de sementes, o campo mais uma vez se integra à ciência, tecnologia e inovação. Melhoradas geneticamente em laboratórios, com tecnologias avançadas, as cultivares dependem das boas práticas de semeadura para que alcancem todo o seu potencial genético.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense