Curta nossa página

Acácias, aroeiras, ipês...

Terracap plantará espécies nativas para recuperar áreas desmatadas

Publicado

Foto/Imagem:


Como parte do trabalho de recuperação de áreas desmatadas, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) plantará mais 200 mudas de 45 espécies do Cerrado no sábado (5) pela manhã. O Pátio Ferroviário de Brasília, entre a Via Estrutural e a Cidade do Automóvel, vai receber acácias, aroeiras, ingás, ipês e jacarandás. A atividade terá a participação de funcionários voluntários da empresa pública.

A expectativa é que 400 mil unidades sejam espalhadas no Distrito Federal em 2016. Desde 2013, um milhão de árvores foram replantadas, e 100 hectares, recuperados, dentro do acordo de cooperação técnica firmado entre o Exército Brasileiro e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Tudo é feito em parceria: o Exército cede as áreas; a Caesb, o adubo orgânico, produzido nas estações de esgoto, e a Terracap se encarrega do plantio.

O chefe do Núcleo de Análise Ambiental, subordinado à Gerência de Meio Ambiente da Diretoria Técnica da entidade, Pedro Mandai, explica que a ação está embasada no Decreto nº 23.585, de fevereiro de 2003, e é uma forma de compensar e proteger a flora de Brasília. “A Terracap tem esse papel de plantar pois as novas áreas urbanas decorrem de desmatamento”.

No DF, proprietários ou empresas que extraem espécies de árvores nativas devem plantar 30 árvores para cada uma erradicada e fazer a manutenção por dois anos, como consta no decreto. A compensação faz parte do licenciamento das áreas e é uma forma de o empregador arcar com os impactos ambientais causados.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense