Fim das férias
Batalhão escolar inicia operação Volta às Aulas na rede pública de ensino

O Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal inicia a partir desta segunda-feira (29) a operação Volta às Aulas, nas escolas da rede pública. Para isso, será intensificado o policiamento nas portas e nos arredores de todos os 661 estabelecimentos públicos de ensino do DF.
De acordo com o comando, diversos militares se inscreveram para atuar em todo o DF e dar suporte à atividade. Na agenda do primeiro dia letivo, estão previstas a apresentação do Teatro Rodovia, que dará dicas sobre segurança no trânsito; uma visita dos alunos ao veículo blindado Centurion, do Batalhão de Operações Especiais, e ao ônibus do Centro de Comando Móvel; além da presença do Batalhão de Policiamento com Cães, especializado na identificação de entorpecentes.
A operação ocorrerá de forma mais intensa durante a semana, e o policiamento escolar permanecerá constante durante todo o ano letivo.
Terão prioridade escolas com grande número de ocorrências e maior atuação dos militares em 2015 — Centro de Ensino Médio nº 2, na QNM 14 de Ceilândia Norte; Centro Educacional nº 6, em Taguatinga Norte; e Centro de Ensino Fundamental nº 1, no Paranoá.
Patrulha ostensiva
Trabalham no batalhão 419 policiais militares. Desses, 320 estão aptos para ação direta nas ruas, atendendo a 1.159 instituições de ensino particulares e públicas no DF.
De acordo com a capitão Cristiane Caldeira, em 2016 foi implementado o Roteiro de Patrulhamento Ostensivo Escolar, onde, obrigatoriamente, cada equipe policial tem de visitar no mínimo oito escolas por turno. Os colégios são previamente escolhidos em um planejamento policial que abrange todas as regiões administrativas.
As equipes são divididas em turnos de 12 horas, das 7 às 19 horas e das 11 às 23 horas. No patrulhamento ostensivo, os policiais devem permanecer por pelo menos 40 minutos em cada instituição e consultar diretores e professores sobre possíveis problemas com estudantes e comunidade escolar.
“Com esse trabalho, acredito que a atuação do batalhão será mais eficaz. Além disso, há maior visibilidade dos policiais e mais sensação de segurança com a presença dos militares”, afirma a capitão.
Veículos vistoriados
Os militares que fazem o policiamento escolar agem no atendimento às demandas da comunidade escolar, na prevenção de ocorrências e na repressão a crimes e delitos. Frequentemente os policiais participam de reuniões com o conselho escolar — pais e professores — e promovem palestras para os estudantes sobre temas como bullying, drogas, conflitos entre alunos e violência familiar. A ideia é reforçar e resgatar valores como respeito, educação, ética e moral.
Diariamente são feitas abordagens a veículos e a pessoas suspeitas nas proximidades das escolas. Os militares também executam a operação Varredura, que vistoria mochilas e pertences dos estudantes, na tentativa de identificar objetos que sejam produtos de roubos ou furtos, além de armas e drogas.
Para fazer a repressão a crimes também são fiscalizados veículos de transporte escolar. Para isso, o contingente conta com apoio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), que identifica a presença de drogas com os estudantes ou nos veículos abordados.
Está em andamento também o projeto Escola Polo, onde em cada região administrativa policiais trabalham em um posto de controle fixo dentro de um colégio, que centraliza e distribui possíveis ocorrências de instituições de ensino daquela região.
Comunicação
Após a criação do Disque-Denúncia em 2015, aumentaram os chamados e também o número de solicitações ao batalhão para atendimentos a pessoas com deficiência auditiva, que sofriam bullying e outras agressões no ambiente escolar.
O pronto-atendimento é feito pelo Serviço de Apoio ao Aluno Surdo, implantado pelo grupamento para facilitar as ações relativas a pessoas com deficiência. Existem 80 policiais fluentes em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
O Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal fica em Águas Claras, na Avenida Sibipiruna, Lotes 3 a 5.
Disque-Denúncia Escolar
Funcionamento das 7 às 23 horas
Contatos: 9344-5857 (WhatsApp do batalhão) e 3961-1669

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia