Educação pública
Frota de quase 700 ônibus escolares passa por vistoria até dia 29

Os 681 veículos que farão o transporte de alunos da rede pública de ensino em 2016 passam por vistoria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Todos os ônibus e micro-ônibus também são inspecionados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal a cada seis meses. “Estaremos prontos para trabalhar com segurança e conforto a partir do primeiro dia do ano letivo [29 de fevereiro]”, afirma o diretor de Transporte Escolar da secretaria, José Raimundo Carvalho da Silva.
A frota é dividida da seguinte forma: 131 veículos próprios e adaptados para alunos com necessidades especiais e 550 contratados de empresas particulares para atender os demais estudantes.
Quem usava em 2015 o transporte escolar oferecido pela secretaria e continua na mesma escola e no mesmo endereço residencial (e informou a necessidade no momento da matrícula) permanecerá no sistema normalmente. “Vamos iniciar o ano letivo do mesmo jeito que encerramos dezembro, e as adaptações de itinerários e de inscritos serão feitas ao longo do ano e quando recebermos novos pedidos”, afirma Silva.
Para os demais casos, é preciso fazer a solicitação na secretaria da escola. A instituição informa à Coordenação de Transporte da Secretaria de Educação e envia a documentação do aluno, que passa a fazer parte do sistema imediatamente. As escolas já têm os documentos necessários, como comprovante de residência e de escolaridade.
Quem pode usar
Têm direito ao benefício jovens matriculados em escolas públicas que moram em áreas não atendidas pelo sistema de transporte coletivo (área rural) e crianças e adolescentes com deficiência que participam da educação especial. Eventualmente, é autorizado o transporte de alunos do ensino integral, das escolas-parque e daqueles que não conseguiram vagas perto de casa. Os casos são analisados pela Secretaria de Educação e dependem da disponibilidade de veículos e de itinerários.
O sistema de transporte escolar custa à Secretaria de Educação uma média de R$ 6 milhões por mês. A princípio, há 1.018 itinerários, e serão rodados cerca de 1 milhão de quilômetros por mês. Os ajustes para este ano dependem das informações fornecidas pelos responsáveis pelos alunos. Sugestões e solicitações também podem ser feitas pelo telefone de atendimento ao cidadão: 156, opção 2.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal