Mais uma
Secretaria de Estado será criada para facilitar interlocução entre administrações regionais

Administradores regionais e representantes das regiões administrativas do Distrito Federal reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg, para apresentar demandas e debater as responsabilidades desses órgãos e as expectativas do governo em relação ao trabalho feito por eles.
Atendendo a uma reivindicação apresentada pelos administradores por meio de uma carta, Rollemberg anunciou que uma secretaria específica para tratar da interlocução entre as administrações regionais será criada. “Precisamos investir em uma rede de cooperação entre o governo”, afirmou o chefe do Executivo.
Para isso, ele orientou que os gestores se unam em um conselho consultivo e apresentem um modelo de organização e de regimento interno para as administrações. “Só assim conseguiremos fazer uma reestruturação que atenda às necessidades de cada localidade”, avaliou. Também foi acordado fazer reuniões periódicas entre secretarias, administrações e outros órgãos do governo para traçar novas diretrizes.
Além do canal, que ainda não tem data marcada para ser instituído, os gestores apresentaram demandas como necessidade de equipamento próprio para pequenos reparos, mais autonomia administrativa e maior alinhamento com outros órgãos do governo.
Participaram da reunião os administradores regionais de Águas Claras, Manoel Valdeci Machado Elias; da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante e do Park Way, Cleudimar Sardinha; de Ceilândia, Vilson José de Oliveira; do Cruzeiro e do Sudoeste/Octogonal, Paulo Henrique Ramos Feitosa; da Fercal, Estevão Reis; do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães; do Guará, André Brandão Péres; do Itapoã e do Paranoá, Eduardo Rodrigues da Silva; do Lago Norte e do Varjão, Leandro Casarin; do Lago Sul e interino do Jardim Botânico, Aldenir Chaves Paraguassú; de Planaltina, Vicente Salgueiro Baño Salgado; do Plano Piloto, Marcos Pacco; do Recanto das Emas, Fábio Viana Ávila; do Riacho Fundo II, Francisco Vicemá Medeiros; de Samambaia, Claudeci Xavier de Miranda; de Santa Maria, Nery Moreira da Silva; de São Sebastião, Jean Duarte de Carvalho; do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento/Estrutural, Evanildo da Silva Macedo; de Sobradinho, Divino Oliveira Sales; e de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina.
Estavam também os servidores da Vice-Governadoria Marcelo Cruz e Sérgio Roberto Cardoso, representando o vice-governador Renato Santana – administrador interino do Setor de Indústria e Abastecimento e de Vicente Pires –, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador, o chefe da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Igor Tokarski, a chefe-adjunta de gabinete da Governadoria de Brasília, Valéria Vasconcelos, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal